(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Lançada campanha de arrecadação de absorventes íntimos para mulheres

A vereadora Fernanda Zanatta, empresária de Paranavaí, lançou a campanha Absorvendo Afeto, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a chamada pobreza menstrual. É quando crianças, adolescentes e mulheres não têm condições de comprar absorventes íntimos e, por falta de proteção adequada, deixam de brincar, estudar e trabalhar e praticar atividades esportivas, ou seja, se privam do convívio social.

Zanatta questiona: “Você consegue imaginar como deve ser menstruar e não ter acesso a protetores adequados? Ou mesmo orientações sobre higiene íntima?”. Para muitas mulheres, diz a vereadora, absorventes são considerados artigos de luxo, por isso, acabam recorrendo a métodos inseguros para conter o próprio sangue. Exemplifica: folhas de papel jornal, papelão, retalhos de tecidos e até mesmo miolo de pão. Além de não protegerem, esses itens podem causar infecções e danos à saúde feminina.

A partir da campanha, a ideia é mobilizar a comunidade na busca por doações de absorventes íntimos, que serão distribuídos nas escolas, Unidades Básicas de Saúde e outras entidades que atendem crianças, adolescentes e mulheres em idade menstrual em situação de vulnerabilidade social.

Para participar, basta doar absorventes higiênicos descartáveis. São pontos de arrecadação: sede da OAB de Paranavaí, Escola Influx e Amei Esmalteria. A vereadora pede o apoio de toda a sociedade: “Precisamos de sua participação”. Às empresas de Paranavaí, dirige o apelo: “Solicite uma caixa de arrecadação e faça a diferença na vida dessas meninas que precisam de nossa doação”.

São parceiros na realização da campanha a OAB de Paranavaí, o Rotary Clube e a Associação de Proteção ao Amor Materno (Apam) da Diocese de Paranavaí. Mas não para por aí. De acordo com Cláudia Picoli, que organiza a campanha junto com Fernanda Zanatta, a intenção é conseguir a participação de empresas fabricantes de absorventes. “Vamos tentar arrecadar bastante para abastecer todas as escolas e os equipamentos públicos. Quem sabe se conscientizam da importância do tema.”

Cláudia contou que já houve conversas com representantes das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social buscando parceria nas ações de conscientização. Um grupo de meninas está recebendo orientações médicas para que possa ir até as escolas e conversar com as estudantes sobre o tema.

Compartilhe: