São Carlos do Ivaí será o primeiro município do Brasil a ter acesso ao aplicativo Devolva, uma ferramenta digital que tem como objetivo facilitar o descarte de materiais eletrônicos. Trata-se de um sistema de gestão de logística reversa que integra consumidor, catador e indústria de transformação. Também certifica a destinação e a disposição final dos resíduos.
Pelo aplicativo, o consumidor final solicita gratuitamente a coleta do resíduo, desde o mouse do computador até uma televisão ou uma geladeira. Um catador licenciado vai até o endereço informado pelo aplicativo e faz a coleta, leva até o chamado transbordo ou licenciado mor, que aciona a indústria de transformação, responsável pela disposição final correta, reinserindo a matéria-prima secundária. Significa que em vez de descartar os produtos eletrônicos na natureza, são reaproveitados.
A logística reversa devidamente aplicada gera benefícios ambientais. A destinação adequada dos resíduos eletrônicos evita a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e dos rios, preservando a fauna e a flora. Outra vantagem da reciclagem é reduzir a extração de recursos naturais.
O aspecto socioeconômico também é importante. Os agentes envolvidos no processo de coleta e destinação dos itens eletrônicos através do aplicativo Devolva serão remunerados e terão incremento na renda mensal. Assim, injetarão recursos na economia do município, prestigiando o comércio e as empresas prestadores de serviços. A logística reversa é fator de desenvolvimento.
Devolva – O aplicativo pode ser acessado em aparelhos com sistemas iOS e Android. O consumidor faz o cadastro e tem acesso a uma série de orientações sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos.
A ferramenta digital permite agendar dia e horário para que o coletor vá até o local e recolha os itens. É necessário enviar uma imagem que permita identificar qual veículo será necessário para fazer o transporte.
Para pequenos, o deslocamento do coletor será por bicicleta elétrica, sem emissão de gases poluentes. A alternativa de locomoção gera economia e é ambientalmente correta.
O consumidor poderá avaliar a qualidade do serviço, apontando características do coletor, por exemplo, pontualidade. Essa resposta será importante para tornar o serviço cada vez mais prático e eficiente.
Parceiros – O nome do aplicativo é o mesmo da empresa desenvolvedora da tecnologia, Devolva. Também fazem parte do time de parceiros a Prefeitura de São Carlos do Ivaí, a Ivaí Reciclagem, Total Mix, Coopcana e a Fox Indústria.
Na tarde de ontem, o prefeito José Luiz dos Santos (Zé Luiz) e representantes das empresas envolvidas no projeto assinaram o termo de compromisso que permite o início das atividades no município. Autoridades e lideranças participaram da solenidade.
A validação do aplicativo é o primeiro passo para que seja utilizado em outras cidades de diferentes regiões do país.