(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FAZENDO BEM AO PRÓXIMO

Lar Vicentino de Paranavaí: renda do Bazar ajuda nas despesas da instituição

Aleksa Marques / Da Redação 

Com 48 moradores e 40 funcionários, a instituição de longa permanência para idosos, o Lar dos Vicentinos de Paranavaí, presta um serviço muito importante para a cidade desde a década de 1970. Assistentes sociais, ajuda psicológica, enfermeiros qualificados, nutricionistas, cozinheiras, fisioterapeutas e seres humanos dispostos a oferecer carinho e atenção fazem parte da rotina do Lar.

Os trabalhos são divididos entre as equipes que cuidam com maestria de quem ali vive com banhos, refeições, atividades, socialização ou simplesmente conversando. A instituição faz parte da Sociedade São Vicente de Paulo e pertence ao Conselho Metropolitano de Maringá. Além disso, tem convênio com a Prefeitura de Paranavaí que subsidia parte das despesas.

A outra parte necessária vem de doações e também do Nota Paraná. “Boa parte do dinheiro vem da arrecadação do Nota Paraná. Fazemos este trabalho junto ao comércio e os consumidores depositam suas notas sem CPF nas caixinhas espalhadas. Ajuda muito”, disse Ivan Gomes de Lima que trabalha no Lar há 8 anos e há 1 é Coordenador.

“A maioria das pessoas que vivem aqui são moradores antigos e muitos não tem família. Outros são deixados pelos filhos, pois eles preferem colocar aqui pois sabe da excelência do nosso trabalho do que deixar o idoso em casa abandonado. E a sociedade precisa parar de julgar essas pessoas, eles só quem o melhor e o Lar supre essa lacuna”, completou.

O Bazar – Há mais de 15 anos, roupas, calçados, brinquedos e móveis são doados para uma instituição que reverte tudo em dinheiro através das vendas. “Com dois reais você consegue comprar inúmeras peças aqui dentro. O preço é simbólico mesmo”, disse Suzana Ribeiro que é auxiliar administrativa do bazar há 2 anos.

Ela conta que o dinheiro é muito importante e se transforma em pintura do prédio, telhado novo, manutenção do jardim, fraldas geriátricas e alimentação. “A população nos ajuda com doações e com a compra das peças e objetos. Você pode sair daqui com um look completo, desde meias e sapatos ou vestidos de festa e acessórios”, explicou. Ela lembra ainda que o Bazar fica aberto de 2ª a 6ª das 12h às 18h. “É só chegar, comprar e levar. Simples assim”, disse Suzana.

Cliente desde a abertura do Bazar, Marina Gomes tem um brechó e alimenta sua própria loja com as peças de lá. “Venho aqui porque as roupas são ótimas e tem um preço muito baixo. Meus clientes adoram, venho aqui uma vez na semana e levo sempre mais de 20 peças”.

Ajudando e sendo ajudada – Paula Cardoso é voluntária no Bazar há dois anos. Ela passou por uma forte depressão e tomava inúmeros remédios. Um dia pediram doações a ela para ajudar nas vendas da instituição e, desde então, quem tem se beneficiado com o voluntariado é a própria Paula. “Venho todos os dias. Recebo tanto carinho de todos os clientes, ajudo sempre a separar, colocar preços, monto look para as senhoras, isso aqui é a minha vida”.

A voluntária se vê na atividade até quando conseguir. Desempregada, tem duas filhas que também são apaixonadas pelo Bazar e sempre que podem acompanham a mãe. ‘É meu momento de diversão. Isso aqui me salvou. Me sinto muito bem em ajudar o próximo e melhorou muito a minha depressão. Já não tomo tantos remédios como antigamente”, compartilhou.

Ações do lar – Todos os anos no mês de novembro o Lar dos Vicentinos tem o tradicional show de prêmios para arrecadar fundos que, segundo Ivan, ajuda e muito no pagamento do 13º salário dos funcionários que não está previsto no convênio. Outras ações como arrecadação de fralda e leite são feitas durante o ano.

“Por muito tempo recebemos doações de fraldas geriátricas e não precisávamos desembolsar. Depois da pandemia, com o aumento significativo dos preços, essas doações acabaram e precisamos comprar. Toda doação é sempre aceita”, finalizou.

Doações – O Lar dos Vicentinos recebe doações de todos os tipos. De dinheiro a móveis. Caso queira doar, você pode entrar em contato pelo telefone (44) 3423-1328 ou ir direto ao local que fica na Avenida Martin Luther King, n° 3915 na Vila Operária.

Caso você queira ajudar com dinheiro o PIX é o CNPJ 79.728.895/0001-35.

Compartilhe: