O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) certificou a eficácia das vacinas que estavam sob suspeita após a queda de energia que afetou os refrigeradores da 14ª Regional de Saúde, na noite de sábado (23), durante o temporal que atingiu o Noroeste do Paraná. Com o laudo positivo, as 24,4 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 poderão ser distribuídas normalmente para os municípios. A entrega será nesta quinta-feira, às 15h30.
A distribuição para os municípios estava programada para segunda-feira (25), mas o atraso não comprometerá os efeitos dos componentes imunobiológicos, garantiu a chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva. Foram analisados lotes de imunizantes da Astrazeneca (11.070 doses) e da Pfizer (13.334 doses). As vacinas são destinadas à segunda aplicação, ou seja, para completar o esquema de proteção contra a Covid-19.
Samira Silva explicou que após a queda de luz, na noite de sábado, os refrigeradores se mantiveram ligados pelos geradores próprios da 14ª Regional de Saúde. Houve problemas mecânicos, que foram rapidamente detectados, por isso, as temperaturas não sofreram altrações bruscas a ponto de anular a eficácia das vacinas. “A variação de temperatura foi mínima e por pouco tempo”, disse.