O que parece a saída mais correta para remover sujeiras pode ser a porta de entrada para agentes indesejados. A prática de lavar travesseiros, hábito comum em muitos lares, apesar da finalidade bem intencionada de tornar os objetos mais limpos, aumenta o acúmulo de ácaros e pode desencadear problemas alérgicos.
De acordo com a médica Ingrid Catiste Fazolin, quando lavamos um travesseiro, mesmo utilizando processos minuciosos para a retirada da água, um resquício de umidade permanece, criando um ambiente propício para os ácaros. “Esta umidade fará com que os ácaros se reproduzam muito, o que pode gerar ainda mais ‘fezes de ácaros’ e aumentar a possibilidade de problemas alérgicos como rinite, asma e dermatites”, alerta a especialista.
Segundo ela, uma das soluções para cuidar de travesseiros e manter a saúde em dia é realizar a troca dos objetos a cada dois anos. Ao longo do período de uso, aconselha-se usar protetores impermeáveis fechados com zíper, e lavá-lo semanalmente.
Outra recomendação é arejar os travesseiros constantemente, sempre com luz indireta, e manter o quarto bem ventilado. Caso surja a necessidade de lavar o objeto, o ideal é que a limpeza seja feita em lavanderias especializadas.
“Lembre-se: o período que você passa dormindo equivale a uma boa parte do seu dia. Não negligencie a importância de um ambiente livre de ácaros para a sua saúde. Caso tenha espirros frequentes, coceira no nariz, garganta e olhos, tosse, coriza, chiado ou sensação de aperto no peito, dificuldade de respirar ou dificuldade para dormir, procure atendimento médico especializado”, orienta a médica.
SERVIÇO
Ingrid Catiste Fazolin – CRM-PR 43.218 – RQE 30.538
Consulta online e presencial
WhatsApp: (44) 9 9897-1258
Instagram: @dra.ingridcatiste.pneumo