(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CONQUISTA

Legislativo Paranavaiense aprova novo piso salarial para Agentes de Saúde e de Endemias

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE´s) do Município de Paranavaí tiveram uma merecida conquista na noite desta segunda-feira (1º).

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que estabelece novo piso salarial profissional, instituído pela Emenda Constitucional n.º 120/2022, que fixou o valor de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00.

O piso inicial da categoria para 2022 estava fixado em R$ 1.707,48.

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por desenvolverem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, enquanto que os agentes de combate às endemias promovem atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos territórios de atuação.

Em Paranavaí serão 146 Agentes Comunitários de Saúde e 59 Agentes de Combate às Endemias contemplados com esta proposição que visa valorizar a categoria e consequentemente promover um melhor desempenho dos profissionais e melhor atendimento à população.

“A história dos ACS´s e ACE´s inicia-se no final da década de 80, principalmente na Região Nordeste. Eram pessoas da própria comunidade, que conheciam a realidade de seus lugares e acabavam tendo um importante papel no combate e prevenção às doenças. Em 1991, o Ministério da Saúde oficializou a existência dos agentes comunitários”, contextualizou o presidente da Casa de Leis, Leônidas Fávero Neto.

Os parlamentares também destacaram a luta, paciência e maestria no trabalho realizado pelos agentes. “Enfim, há o reconhecimento pleno da categoria. Quando se fala da conquista, vemos que finalmente o Brasil começa a entender a necessidade de investir nestas profissões. Vocês de fato mudam o perfil das enfermidades em Paranavaí e em todo país, contribuindo para um cenário menos dramático”, parabenizou Leônidas.

A proposição volta a ser apreciada em plenário na próxima segunda-feira (8).

Compartilhe: