DA UOL/FOLHAPRESS
A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) anunciou nesta quarta-feira (09) a entrada de um novo clube no projeto.
O ABC é o mais novo membro da Libra. O clube que está na Série B é o 17º a aderir ao projeto, deixando a LFF (Liga Forte Futebol), bloco do qual fazia parte desde a sua criação.
O clube potiguar é o segundo a trocar LFF por Libra no intervalo de um mês. O Atlético-MG mudou de lado e anunciou a decisão em 11 de julho.
A lista atualizada de clubes integrantes da Libra tem: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Libra x Forte Futebol – Os dois blocos atuam para formar uma liga e negociar direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
A Libra assinou memorando de entendimento para acordo de exclusividade com o fundo Mubadala. O grupo dos Emirados Árabes Unidos atuaria como consultor nas negociações dos direitos de transmissão.
Os clubes da LFF venderam 20% dos seus direitos de transmissão do Brasileiro para os investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management pelos próximos 50 anos, a partir de 2025. Há compromisso de aporte de R$ 2,35 bilhões ao bloco neste período.
As SAFs Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Coritiba criaram um bloco comercial único. Os quatros clubes assinaram com os mesmos investidores da LFF, e são considerados aliados deste projeto.