O antigo sonho da pavimentação entre Marilena e Porto Maringá está cada vez mais próximo de ser realizado. Na tarde de terça-feira (23), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assumiu o compromisso de nos próximos meses iniciar o processo licitatório das obras.
“Assumo o compromisso de no mês de março voltar aqui com os deputados para anunciar a licitação desta obra”, disse Ratinho durante a cerimônia de entrega de 20 casas populares em Marilena.
O governador justificou que a pavimentação não tinha sido anunciada antes por dois motivos: o primeiro foi o compromisso de asfaltar o perímetro urbano de municípios menores. “Tinha o compromisso tirar a poeira e a lama da frente das casas das pessoas que moram na cidade.”
Por meio do Programa Asfalto Novo, Vida Nova, o Governo Estadual tem destinado recursos financeiros para a área de infraestrutura e mobilidade. De acordo com Ratinho, mais de 200 cidades já foram comtempladas.
O segundo motivo apontado pelo governador foi o impedimento judicial na destinação de um valor recebido pelo Estado. Segundo ele, a expectativa era usar o dinheiro de uma multa ambiental, porém no entendimento da Justiça esses valores não poderiam ser destinados para esse tipo obra.
Mas Ratinho ressalta que vai encontrar outro meio para viabilizar a pavimentação. “Não é uma obra barata. Mas é uma obra importante, porque assim que ela for feita, vai aumentar ainda mais a economia da cidade e região.”
O projeto para a pavimentação do trecho de aproximadamente 12 quilômetros está pronto há dois anos e foi orçado em aproximadamente R$ 50 milhões. O anúncio da liberação do recurso foi feito no dia 6 de janeiro pelo secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, durante visita ao Porto Maringá.
Na ocasião, o prefeito de Marilena, José Aparecido da Silva, o Zé do Peixe, conversou com a equipe do Diário do Noroeste e falou sobre a importância da obra para o município e a região.
“É um sonho que está se tornando realidade. Uma luta muito grande, há vários anos estamos tentando a pavimentação. Mas agora, no governo Ratinho, conseguimos. Vai ser uma grande explosão no desenvolvimento e vai atrair novos investidores.”