(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

MOBILIDADE URBANA

Licitação do transporte coletivo de Paranavaí avança para a fase final

Atualmente, o item em análise é o valor do subsídio que será destinado à empresa prestadora do serviço, com o objetivo de reduzir tarifas para os usuários e ampliar a frota

REINALDO SILVA

Da Redação

Dias antes de assumir a Prefeitura de Paranavaí, Mauricio Gehlen concedeu entrevista ao Diário do Noroeste e falou das expectativas para o início do mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025. Durante a conversa com o jornalista e editor-chefe Adão Ribeiro, declarou que o transporte coletivo urbano “precisa evoluir. Não podemos manter da forma que é, ainda mais sendo cobrado”.

A preocupação manifestada pelo gestor municipal no final de dezembro de 2024 está cada vez mais próxima da solução. É o que garante o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti Júnior: “A licitação está em fase final de execução”.

Foto: Rede Sociais

De acordo com ele, a expectativa é que o processo licitatório seja concluído no primeiro semestre de 2025. A empresa vencedora do certame deverá iniciar as operações em 2026, “trazendo uma nova fase para o transporte público em Paranavaí”.

Com a nova licitação, haverá melhorias, como ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para carregamento de dispositivos, câmeras de monitoramento interno para maior segurança dos passageiros, GPS para acompanhamento em tempo real e sistema de bilhetagem eletrônica.

Em 2023, a prefeitura contratou uma empresa para promover estudos técnicos e elaborar o edital de licitação. O levantamento leva em conta aspectos econômicos, financeiros, de engenharia e jurídicos.

O item em análise neste momento é o valor do subsídio que será destinado ao transporte coletivo urbano, “com o objetivo de reduzir a tarifa para os usuários e ampliar a frota disponível à população”, complementa o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.

A respeito das tarifas, voltando à entrevista no final de dezembro, Gehlen ressaltou que há cidades com gratuidade para os usuários, “uma questão de gerenciamento, de gestão”. A constatação, no entanto, não é garantia de que esse será o caso de Paranavaí – pelo menos por enquanto.

Atualmente, o transporte coletivo é feito pela Viação Cidade de Paranavaí. O contrato de prestação de serviços terminaria em dezembro de 2023, mas em razão dos estudos técnicos, houve prorrogação.

Compartilhe: