Atualmente, o item em análise é o valor do subsídio que será destinado à empresa prestadora do serviço, com o objetivo de reduzir tarifas para os usuários e ampliar a frota
REINALDO SILVA
Da Redação
Dias antes de assumir a Prefeitura de Paranavaí, Mauricio Gehlen concedeu entrevista ao Diário do Noroeste e falou das expectativas para o início do mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025. Durante a conversa com o jornalista e editor-chefe Adão Ribeiro, declarou que o transporte coletivo urbano “precisa evoluir. Não podemos manter da forma que é, ainda mais sendo cobrado”.
A preocupação manifestada pelo gestor municipal no final de dezembro de 2024 está cada vez mais próxima da solução. É o que garante o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti Júnior: “A licitação está em fase final de execução”.
De acordo com ele, a expectativa é que o processo licitatório seja concluído no primeiro semestre de 2025. A empresa vencedora do certame deverá iniciar as operações em 2026, “trazendo uma nova fase para o transporte público em Paranavaí”.
Com a nova licitação, haverá melhorias, como ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para carregamento de dispositivos, câmeras de monitoramento interno para maior segurança dos passageiros, GPS para acompanhamento em tempo real e sistema de bilhetagem eletrônica.
Em 2023, a prefeitura contratou uma empresa para promover estudos técnicos e elaborar o edital de licitação. O levantamento leva em conta aspectos econômicos, financeiros, de engenharia e jurídicos.
O item em análise neste momento é o valor do subsídio que será destinado ao transporte coletivo urbano, “com o objetivo de reduzir a tarifa para os usuários e ampliar a frota disponível à população”, complementa o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
A respeito das tarifas, voltando à entrevista no final de dezembro, Gehlen ressaltou que há cidades com gratuidade para os usuários, “uma questão de gerenciamento, de gestão”. A constatação, no entanto, não é garantia de que esse será o caso de Paranavaí – pelo menos por enquanto.
Atualmente, o transporte coletivo é feito pela Viação Cidade de Paranavaí. O contrato de prestação de serviços terminaria em dezembro de 2023, mas em razão dos estudos técnicos, houve prorrogação.