REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A empresa responsável pela execução das obras da Rua Guaporé, entre as avenidas Tancredo Neves e Domingos Sanches, em Paranavaí, deverá ser conhecida nesta quarta-feira (15). A abertura dos envelopes com as propostas de preços apresentadas à Administração Municipal está marcada para 14h, na sala de licitações da Diretoria de Compras. O certame conta com duas participantes.
Depois da decisão, que levará em conta os melhores valores para os cofres públicos municipais, serão cinco dias úteis para a apresentação de recurso administrativo. Não havendo contestação, o processo poderá ser homologado. Os próximos passos serão a assinatura do contrato, a expedição da ordem de serviço e o empenho. A partir de então, a empresa poderá dar início às obras.
O edital lançado pela Prefeitura de Paranavaí especifica o tipo de serviços que serão executados na Rua Guaporé: drenagem (galeria de águas pluviais), pavimentação asfáltica, recapeamento de pavimento asfáltico e ciclovia. O investimento previsto é superior a R$ 2,6 milhões, através do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
O prazo para a conclusão das obras será de 360 dias, mas, de acordo com a diretora de Compras Nadime Abdallah de Oliveira, ainda não é possível estabelecer data para o início dos trabalhos, já que antes é necessário vencer todas as etapas burocráticas.
Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) disse que os investimentos na Rua Guaporé vão garantir segurança e diminuir os riscos de acidentes. Além disso, as obras são estratégicas por questões de logística e desenvolvimento, já que a via pública faz a ligação do Jardim Morumbi com a área central da cidade.
Esperava-se que a recuperação da Rua Guaporé tivesse início no ano passado, mas o projeto apresentado pela Administração Municipal naquela ocasião precisou ser refeito depois de apontamento do Tribunal de Contas do Estado.