(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Líder no Ideb no país, Paraná reforça parceria com institutos para avançar mais
Foto: Gabriel Rosa/AEN
Líder no Ideb no país, Paraná reforça parceria com institutos para avançar mais Foto: Gabriel Rosa/AEN

EDUCAÇÃO

Líder no Ideb, Paraná reforça parceria com institutos

Governador se reuniu com representantes dos institutos. Parceria do Paraná com essas instituições tem como foco a ampliação da Educação Integral no Ensino Médio, alfabetização na idade certa e o uso da tecnologia para impulsionar o aprendizado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, representantes do Instituto Sonho Grande, da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann e do Instituto Natura e da APIS, que atuam em parceria com o Estado no desenvolvimento de programas e iniciativas de fortalecimento da educação. No encontro, foram apresentados alguns resultados dos convênios e os trabalhos que vêm sendo desempenhados no ensino público estadual.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

A parceria do Paraná com essas instituições tem como foco três frentes principais: ampliação da Educação Integral no Ensino Médio, alfabetização na idade certa e o uso da tecnologia para impulsionar o aprendizado.

Um dos principais índices destacados, por exemplo, foi a evolução do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas do Ensino Médio com ensino integral. Com crescimento de 18% na nota média, o Estado teve o maior crescimento do Brasil entre 2021 e 2023.

“A educação segue sendo uma prioridade da nossa gestão, com programas inovadores e focados em resultados. Tivemos a melhor nota geral do Ideb e estamos avançando em muitas áreas específicas, guiados pelas melhores práticas que existem no mundo para levar o melhor do ensino aos nossos alunos”, disse Ratinho Junior.

EDUCAÇÃO INTEGRAL – Os números do Ideb mostram que o Paraná tem a melhor nota geral no Ensino Médio, com 4,9, e a melhor nota geral também nos anos finais do Ensino Fundamental, com 5,5.

Considerando apenas as escolas integrais, o Paraná atingiu a nota de 5,2 para as escolas do Ensino Médio, frente a uma média brasileira de 4,7, e de 5,5 no Ensino Fundamental, diante da média brasileira de 5,4.

A expansão da educação integral tem proporcionado um impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Estudos mostram que alunos de escolas com jornada estendida têm um acréscimo equivalente a dois anos de aprendizado em Língua Portuguesa e 2,5 anos em Matemática.

“Em cinco anos, o Estado saltou de 34 escolas de ensino médio com ensino integral para mais de 400. Isso é fruto desta parceria com o Instituto Sonho Grande, por exemplo, que nos ajudou a identificar quais as melhores formas de realizar esta expansão, e o resultado é essa evolução no Ideb”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda.

Atualmente, 19% das escolas de Ensino Médio do Estado têm oferta de ensino integral, abrangendo 60% dos municípios paranaenses. “A gente tem feito um trabalho focado na expansão com qualidade do ensino médio integral aqui no Estado e os resultados são fantásticos. A gente tem muito orgulho de ter contribuído e feito parte dessa jornada, e tem altas expectativas sobre os resultados que ainda vão surgir aqui da educação do Paraná”, afirmou a diretora executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira.

Compartilhe: