Dois anos, dois meses, 12 dias. Este foi o intervalo entre o último evento e a abertura da 50ª ExpoParanavaí, realizada na manhã deste sábado (28) no Parque Costa e Silva. A volta da maior festa do agronegócio do Noroeste do Paraná foi celebrada pelas autoridades e lideranças, incluindo o presidente da Sociedade Rural, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho.
O presidente da entidade promotora ressaltou a história que tornou possível chegar aos 50 anos de ExpoParanavaí. Lembrou pioneiros e reconheceu o trabalho de todos que passaram pela diretoria. Mário Hélio também falou da importância do agronegócio para a economia do País.
Vice-prefeito de Paranavaí, o contabilista Pedro Baraldi apontou importantes investimentos no setor do agro, incluindo melhorias de estradas rurais e a vinda da Agroceres PIC, de genética e desenvolvimento da cadeia produtiva de suínos.
Em nome da Câmara de Paranavaí, o vereador Delcides Pomin Júnior ressaltou a tradição do evento, capaz de unir a região em torno de bons projetos. Se animou ao pontuar a juventude das lideranças do Noroeste que fazem um trabalho integrado.
Prefeito de Terra Rica e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar, Júlio Leite afirmou que a feira é um orgulho do Noroeste com repercussão estadual e nacional. Igualmente falou dos investimentos em agropecuária e analisa que o setor de turismo tem muito a crescer nas cidades que compõem a microrregião.
Na mesma linha, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Faep, Ivo Pierin Júnior, propôs uma reflexão sobre a importância do agronegócio. Ele aponta o compromisso brasileiro de produzir alimentos para o mundo, protagonismo que deve permanecer pelos próximos 30 anos. Nas suas palavras, oportunidade ímpar para desenvolver e crescer.
O deputado estadual Tião Medeiros entende que a ExpoParanavaí revela a força do campo e a evolução do agronegócio. “O agro mudou a história do País”, sintetiza. Como pontua, o agronegócio cresceu durante a pandemia, na contramão de muitos setores produtivos.
Sobre o papel das autoridades, Tião Medeiros falou de obras estruturantes. Anunciou a pavimentação da estrada que liga Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte, convênio que deve ser assinado na próxima quarta-feira. Ele ainda citou o grande investimento no Colégio Agrícola de Diamante do Norte, feito pelo governador Ratinho Júnior. Foram R$ 16 milhões.
A ExpoParanavaí teve início nesta sexta-feira (27) com a abertura dos stands e com o grande show da Banda Skank. Se estende até o dia 5 de junho com várias atrações artísticas, encontros técnicos e produtos expostos nas dezenas de stands.