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O prefeito falou do projeto e da nova etapa do trabalho
O prefeito falou do projeto e da nova etapa do trabalho

PAVIMENTAÇÃO PR-218

Lideranças da região se reúnem com o diretor da Itaipu na próxima quarta-feira

A busca pela tão sonhada pavimentação da PR-218 no trecho que liga Querência do Norte a Icaraíma e a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí deram mais um importante passo para a concretização. Na próxima quarta-feira (9), lideranças do movimento que pleiteia a obra se reunirão com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

No encontro será debatida a possibilidade de a hidrelétrica pagar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto executivo das obras.

“A elaboração do EVTEA e projeto executivo são os primeiros passos pedidos pelo Governo do Estado para que execute a obra”, disse o prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes.

Em uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 11 de julho, foi feito o anúncio de que as obras estão dentro do plano orçamentário do Estado. Para a pavimentação do trecho de mais de 50 quilômetros que liga os munícipios de Querência do Norte e Icaraíma estão previstos R$ 70 milhões. Já para a construção da ponte sobre o Rio Ivaí serão destinados R$ 10 milhões.

Durante a audiência também foi proposta a elaboração de uma Comissão Especial do Poder Legislativo para o acompanhamento dos trâmites da obra. Outra proposição feita pelos deputados é a criação de um projeto de lei para nomear o trecho de Rozinei Aparecida Raggioto Oliveira, a ex-prefeita de Querência de Norte que faleceu em 2021 por complicações da Covid-19. Ela era conhecida por Dra. Rose.

O prefeito de Querência do Norte afirma que o movimento pela busca da pavimentação vem tendo bastante adesão da sociedade civil, deputados, prefeitos e diversas lideranças regionais, fato que o deixa ainda mais esperançoso pela execução da obra. “Momento único. Estou bastante animado e confiante.”

A reivindicação da pavimentação deste trecho é antiga e foi iniciada na década de 80, mas sem êxito. Uma segunda tentativa se deu entre os anos de 2010 e 2011, época em que também foram realizadas reuniões com representantes do Governo do Estado.

Em 2022, o debate foi retomado e as obras inclusas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO).

Para justificar o pedido, lideranças fizeram um levantamento dos benefícios que as obras podem trazer. Entre estão:

 

Desenvolvimento econômico – Facilitaria o escoamento das produções agrícolas. Querência do Norte é considerada a capital do arroz irrigado e tem sua economia baseada na agricultura, gado leiteiro e de corte.

Saúde – Será reduzida de 160 para 95 km a distância percorrida por pacientes que fazem tratamento contra o câncer. Atualmente, eles fazem um desvio por Tapira para chegar até o Hospital Uopecam, em Umuarama.

 

Desenvolvimento social – Possibilitaria a interligação entre as regiões Associação de Munícipios do Noroeste do Paraná (Amunpar) e Associação dos Munícipios Entre Rios (Amerios).

 

Turismo – Querência do Norte conta com 99 km de rios, sendo 66 km do Rio Paraná e 33 km do Rio Ivaí. Em toda essa extensão existem 54 ilhas, sendo apenas 50% delas exploradas turisticamente. A falta de infraestrutura é apontada como fator preponderante para a falta de investimento neste segmento na região.

No levantamento feito também foi apontado que neste trecho existem mais 200 propriedades rurais, comércios, escolas, portos, praias de água doce e casas de veraneios, além de mais de 700 famílias assentadas que moram na região.

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