REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na próxima terça-feira (20), lideranças da Região Noroeste estarão em Curitiba para tratar sobre dois assuntos estratégicos para o desenvolvimento econômico: a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina e a necessidade de investimentos na rede de energia elétrica.
O primeiro compromisso será às 9h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A audiência pública requisitada pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli levará à discussão o tema “Sem duplicação, pedágio não”.
A frase revela o descontentamento com a proposta inicial para a nova concessão rodoviária no Paraná, segundo a qual uma praça de pedágio seria construída em Guairçá, mesmo não havendo previsão de duplicar o trecho, apenas implantação de terceiras faixas em alguns pontos.
A extensão da BR-376 que corta os municípios da Região Noroeste está incluída no Lote 4 de concessão, e os estudos sobre o formato a ser aplicado ainda não foram concluídos.
O debate poderá ser acompanhado pela TV Assembleia e pelos perfis do Legislativo nas redes sociais.
À tarde, às 15h, o grupo conversará com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e reforçará uma demanda que se intensificou nos últimos meses: as constantes quedas de energia em municípios da região têm causado prejuízos para o agronegócio e a indústria.
As lideranças defendem investimentos em projetos de subestações e linhas de transmissão.
Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o superintendente de Operação da Copel, Paulo Bubniak, garantiu que o sistema tem potência instalada de mais que o dobro da demanda e avaliou que as interrupções no fornecimento de energia são causadas principalmente por fatores externos que comprometem a rede.