Na manhã desta terça-feira (11) uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) trouxe mais esperança para a realização de uma obra sonhada por Querência do Norte e região: a pavimentação da PR-218, no trecho que liga o munícipio a Icaraíma e a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí. Atualmente, o deslocamento é feito por estrada de terra e por meio de balsa.
Lideranças políticas e do movimento que buscam há anos a pavimentação asfáltica desta rodovia saíram da audiência demostrando otimismo para a continuidade do projeto. O prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes, disse que foi um ótimo encontro.
Na audiência foi feito o anúncio de que as obras estão dentro do plano orçamentário do Estado. Para a pavimentação do trecho dos mais de 50 quilômetros que liga os munícipios de Querência do Norte a Icaraíma estão previstos R$ 70 milhões de investimento. Já para a construção da ponte sobre o Rio Ivaí serão destinado R$ 10 milhões.
O prefeito explica que o próximo passo será a viabilização do projeto executivo. As lideranças possuem um projeto montado em meados de 1980, que passará por uma avaliação. Se necessário outro será feito.
Na audiência também foi proposta a criação de uma Comissão Especial do Poder Legislativo para o acompanhamento dos trâmites da obra. Os deputados vão propor um projeto de lei para nomear o trecho de Rozinei Aparecida Raggioto Oliveira, a ex-prefeita de Querência de Norte que faleceu em 2021 por complicações da Covid-19. Ela era conhecida por Dra. Rose.
A audiência contou com um grande número de deputados que apoiaram a causa. Entre eles estão: Professor Lemos (PT), Alexandre Curi (PSD), Luís Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD), Arilson Chiorato (PT), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União), Matheus Vermelho (PP), Marcelo Micheletto (PL) e Soldado Adriano José.
Além dos parlamentares participaram da reunião o prefeito em exercício de Icaraíma, Devair Fabri, entre outros da Região Noroeste e do Mato Grosso do Sul. Também compareceram: o diretor de operações do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), Rui Assad, além de vereadores de diversos munícipios da Região Noroeste e integrantes do movimento que buscam a viabilização das obras.
A reivindicação da pavimentação deste trecho é antiga e foi iniciada na década de 80, mas sem êxito. Uma segunda tentativa se deu entre os anos de 2010 e 2011, época em que também foram realizadas reuniões com representantes do Governo do Estado.
Em 2022, o debate foi retomado e as obras inclusas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO).
Para justificar o pedido, liderança fizeram um levantamento dos benefícios que as obras podem trazer. Entre estão:
Desenvolvimento econômico – Facilitaria o escoamento das produções agrícolas. Querência do Norte é considerada a capital do arroz irrigado e tem sua economia baseada na agricultura, gado leiteiro e de corte.
Saúde – Será reduzida de 160 para 95 km a distância percorrida por pacientes que fazem tratamento contra o câncer. Atualmente, eles fazem um desvio por Tapira para chegar até o Hospital Uopecam, em Umuarama.
Desenvolvimento social – Possibilitaria a interligação entre as regiões Associação de Munícipios do Noroeste do Paraná (Amunpar) e Associação dos Munícipios Entre Rios (Amerios).
Turismo – Querência do Norte conta com 99 km de rios, sendo 66 km do Rio Paraná e 33 km do Rio Ivaí. Em toda essa extensão existem 54 ilhas, sendo apenas 50% delas exploradas turisticamente. A falta de infraestrutura é apontada como fator preponderante para a falta de investimento neste segmento na região.
No levantamento feito também foi apontado que neste trecho existem mais 200 propriedades rurais, comércios, escolas, portos, praias de água doce e casas de veraneios, além de mais de 700 famílias assentadas que moram na região.
Na reunião, o prefeito de Querência classificou a obra entre as mais importantes do estado. “Está obra é a mais importante não só para Querência, mas para o extremo noroeste, representando desenvolvimento econômico e social”, finalizou.