Integrantes do MDB Afro estiveram na redação do Diário do Noroeste na última semana e foram recebidos pelo diretor Sérgio Carlos de Carvalho Filho. O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Aloísio Nascimento, e o vice-prefeito de Alto Paraná, Carlino Fraga (conhecido como Mirador), participaram da reunião e disseram que estão otimistas para as eleições deste ano em todo o Paraná.
Representando o MDB Afro, Luiz Felipe de Souza Santos tem 24 anos e disse que é pré-candidato do partido em Paranavaí.
Natural de Terra Rica, Luiz Felipe veio para Paranavaí por dois motivos: estudos e trabalho. Atualmente é professor da rede pública estadual no Colégio Silvio Vidal, no Jardim São Jorge. Formado em Geografia pela Unespar, recentemente iniciou mestrado na UEM – Universidade Estadual de Maringá.
Em Paranavaí, Felipe também é influenciador digital com quase 143 mil seguidores no instagram.
“Produzo conteúdos diversificados, como dicas de beleza e sobre os eventos que acontecem na cidade. Além disso, desenvolvo trabalhos sociais com os jovens. Dentre eles, existem as rodas de conversas falando sobre o orgulho LGBTQIA+ e o Projeto Afro, que mostra diferentes culturas que existem na cidade”, comentou.
Também participaram da reunião: Carla Pinheiro, secretária de assistência social de Alto Paraná; Andréia Zablonski, agente social de alto Paraná; Marcos Soares e Edivaldo Viana, conselheiros de Promoção à Igualdade Racial do Paraná.
MDB AFRO
O MDB Afro é um núcleo do partido que começou a se organizar durante as eleições de 1982. Naquela época, criou-se o Grupo de Políticos Negros do MDB, que teve dirigentes como Milton Gonçalves, Jorge Coutinho, Jacyra Silva, Helio Santos, Oscarlino Marçal, Oswaldo Ribeiro, Efigênia Carlos Pimenta e Adão Ventura.
Surgiu também o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra. Atualmente o núcleo é presidido por Nestor José Maria Neto.
“É um braço do MDB, trabalha com a militância afro com pautas de igualdade racial, fazendo esse elo do partido com a sociedade”, explicou Aloísio.
VISITAS NA REGIÃO NOROESTE
Na última semana, membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) percorreram a região Noroeste do Paraná, realizando reuniões com conselhos municipais e gestores da Política de Igualdade Racial dos Municípios.
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, órgão de caráter autônomo, consultivo, fiscalizador e deliberativo, instituído pela Lei Estadual nº 17.726/2013, visa a promoção da igualdade racial e combate ao racismo.
As reuniões aconteceram nas cidades de Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Maringá, com a participação de pessoas de outras cidades da região. Teve como pauta a criação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial.
Para Aloisio Nascimento, “o racismo e discriminação racial deve ser encarado de frente pelo poder publico e combatido através da implementação de políticas publicas eficazes que corrijam as distorções que nossa sociedade possui”.
Segundo Nascimento, os gestores municipais demonstraram comprometimento com o enfrentamento ao racismo e buscarão efetivar os conselhos em suas cidades.