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INFRAESTRUTURA

Lideranças do Noroeste saem otimistas da reunião com o ministro Marcelo Sampaio

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Lideranças paranaenses e sul-mato-grossenses se reuniram, na tarde de quarta-feira (27), com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e pediram investimentos no sistema rodoviário que liga os dois estados. Deixaram Brasília com a promessa de uma nova contagem de veículos na BR-376 e a possibilidade de duplicação do trecho que vai de Paranavaí a Nova Londrina.

“Foi uma conversa muito produtiva, positiva”, avaliou o presidente da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Sociapar), Demerval Silvestre. O ministro teria se comprometido a conversar com a equipe técnica em até 10 dias para definir quando e como será feita a avaliação do tráfego na BR-376. Em seguida, o Governo Federal dará início ao processo de contratação da empresa responsável pela recontagem.

Outro assunto discutido na audiência com Sampaio foi a ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul via ponte. Na ocasião, as lideranças falaram sobre a importância da obra para o escoamento de grãos do Centro-Oeste do Brasil até o Porto de Paranaguá. Estima-se que o trajeto, que atualmente passa pelo Estado de São Paulo, teria redução de quase 150 quilômetros.

Em maio deste ano, os governadores Carlos Massa Ratinho Júnior e Reinaldo Azambuja assinaram o convênio com a Itaipu, que assumiu o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões para executar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O prazo para a conclusão é de 18 a 24 meses.

Confirmadas as condições favoráveis para a construção da ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul, já existe aceno positivo da Itaipu quanto à possibilidade custear a obra. Inicialmente, falava-se em R$ 350 milhões e prazo de 5 anos.

Ao Governo do Paraná caberá a execução do EVTEA. Do lado sul-mato-grossense, o compromisso é pavimentar 29 quilômetros de rodovia para ligar a cidade de Taquarussu ao outro lado da divisa, em São Pedro do Paraná, onde a ponte seria construída.

De acordo com Demerval Silvestre, empresários e representantes do agronegócio se dispuseram a colaborar com o Governo Federal. Têm pressa na duplicação da BR-376 e total interesse na ligação rodoviária sobre o Rio Paraná.

Em fevereiro deste ano, com o apoio de empresas e entidades paranaenses, a Socipar contratou os serviços de contagem de veículos no trecho de Paranavaí a Nova Londrina. Foram registrados quase 23.400 eixos diários. Em 2019, eram em média 12 mil. O aumento em três anos é de quase 100%.

O presidente da Socipar disse que o assunto é pertinente para o momento, porque os termos da concessão das rodovias paranaenses continuam sendo debatidos pela sociedade. A princípio, o contrato não contempla a duplicação do trecho no Noroeste do Estado, mas prevê a instalação de um posto de cobrança de pedágio em Guairaçá. A expectativa é que o novo modelo seja implantado em novembro deste ano.

Foto: Arquivo DN
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