Integrantes da Sociedade Organizada do Paraná (Socipar) estiveram em Curitiba na segunda-feira (27) e conversaram com o presidente da Assembleia Legislativa (Alep), Ademar Traiano, e com o primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli. Em pauta, o desenvolvimento da Região Noroeste, questões de infraestrutura e assuntos políticos.
O presidente da Socipar, Demerval Silvestre, disse que um dos temas tratados em Curitiba foi a criação da Frente Parlamentar de Integração e Desenvolvimento Paraná/Mato Grosso do Sul. O objetivo é ampliar os debates pertinentes aos dois estados e promover a intercambialidade de experiências, para que seja possível apresentar propostas de fortalecimento das relações entre as duas comunidades.
Integrariam a Frente Parlamentar deputados paranaenses e sul-mato-grossenses e membros da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar). Debateriam questões estaduais e federais, por exemplo, a ferrovia que liga os dois estados, a construção da ponte no Porto São José, ligando PR e MS, irrigação, investimentos em rodovias e energia fotovoltaica.
De acordo com o presidente da Socipar, Traiano e Romanelli acenaram positivamente quanto à criação do grupo interestadual e o estreitamento das relações com Mato Grosso do Sul e se comprometeram a apresentar os principais tópicos da conversa ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.