Entidade fundada em 26 de abril de 1972 já atendeu mais de 21 mil jovens com atividades de cidadania e profissionalizantes
ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Lideranças e autoridades paranavaienses participaram da comemoração dos 53 anos da Guarda Mirim a serem completados neste sábado (26). O evento festivo ocorreu na noite da quinta-feira (24), na sede da entidade. Mais de 21 mil jovens passaram pela instituição desde 1972 e receberam noções profissionais e de cidadania, além de acesso ao mercado de trabalho.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O prefeito Mauricio Gehlen citou os ex-prefeitos, reforçando que cada um fez uma parte para o sucesso da Guarda Mirim. Também lembrou os funcionários que tão bem cuidaram e cuidam da entidade, além das empresas que abrem as portas para estágios e contratação dos aprendizes. Por fim, uma menção aos paranavaienses que passaram ou que estão na Guarda Mirim, muitos se destacando na comunidade.
Funções de destaque são os casos do atual presidente da Guarda Mirim, Nivaldo Baratella, e do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Pereira de Lima, ambos egressos da associação cinquentenária.

Foto: Ivan Fuquini
Diretoria – O presidente Nivaldo Baratella foi guarda mirim de 1979 a 1982 e hoje exerce posições estratégicas, fazendo parte da direção de empresas. Ele diz que a entidade ensinou muitas coisas, incluindo os caminhos para a colocação no mercado de trabalho. O presidente reforçou agradecimentos aos funcionários e aos parceiros que abrem as portas para os jovens.
Carlos Augusto Pereira de Lima é o presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí. Ele abriu a manifestação lembrando que foi jovem aprendiz da Guarda Mirim e saiu de lá para iniciar a sua carreira profissional, hoje consolidada. Carlos Augusto opinou que a entidade forma caráter e por isso os seus ensinamentos são permanentes.
Governo – Superintendente-geral de Promoção do Equilíbrio Regional do Paraná, o ex-prefeito Rogério Lorenzetti fez uma reflexão sobre a trajetória da Guarda. Falou da característica organizacional da entidade que atua na disseminação de valores. Também fez menção ao trabalho do Governo do Estado, afinado com as causas sociais e, no caso específico, com a Região Noroeste. Prefeito por oito anos, Lorenzetti entende que cada gestor procurou contribuir com as ações que abrem oportunidades para os jovens. A entidade foi inaugurada no mandato do prefeito Dionísio Dal-Prá (gestão 1969 a 1973).

Assembleia – O deputado estadual Leônidas Fávero Neto lembrou que esteve algumas vezes na Guarda Mirim para colaborar com o trabalho desenvolvido. Vereador por duas gestões, Doutor Leônidas reforçou o papel dos administradores da cidade que entenderam a importância da Guarda Mirim, “uma entidade necessária e que colabora para o desenvolvimento de Paranavaí”. Leônidas é médico e também foi presidente do Poder Legislativo paranavaiense.
Outras lideranças prestigiaram o evento comemorativo. O assessor Fábio Ferreira de Souza, Fabinho, representou o deputado federal Tião Medeiros.
Inaugurada em 26 de abril de 1972, a Guarda Mirim de Paranavaí conta atualmente com 87 empresas parceiras que disponibilizam vagas para os aprendizes. São 216 jovens nessas empresas. Atualmente 170 adolescentes estão em capacitação dentro do programa “Aprendiz para o Futuro”, sob a coordenação de Beth Elói.