REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Do ensino médio integrado à pós-graduação, o campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranavaí oferece 12 cursos gratuitos e reúne 1.200 estudantes de 35 municípios. “É um dos mais consolidados do Estado”, avaliou o diretor-geral, José Barbosa Dias Junior, com participação direta no desenvolvimento regional. Além de inserir profissionais capacitados no mercado de trabalho, o IFPR tem atuação direta junto à comunidade, através de projetos e pesquisas.
Com o intuito de ampliar o alcance da instituição e fortalecer a rede de educação do Noroeste do Paraná, lideranças estão se unindo para pleitear a instalação de uma reitoria regional em Paranavaí. Defendem que possibilitaria ampliar a capacidade de atração de novos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, investindo mais em pessoas e em conhecimento.
A proposta foi discutida na última sexta-feira (24), em conversa do diretor-geral do IFPR de Paranavaí com o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ); o vice-prefeito Pedro Baraldi; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Carlos Emanuel Rodrigues; os vereadores Luís Paulo Hurtado, Amarildo Costa, José Galvão, Josival Moreira e Valmir Trossini; e o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e representante da Sociedade Civil Organizada, Ivo Pierin Júnior.
O vice-prefeito explicou que o Governo Federal está reestruturando os IFs de todo o Brasil e o processo de mudanças inclui a criação de reitorias. A Administração Municipal tem interesse na instalação de uma unidade em Paranavaí e já ofereceu espaço físico para suportar toda a estrutura. A princípio, seriam aproximadamente 150 servidores para manter a reitoria em funcionamento, representando folha de pagamento de R$ 6 milhões ao ano. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representaria um incremento substancial na economia local.
Para formalizar o apoio, o prefeito KIQ assinou um documento que será enviado ao Governo Federal, apontando características econômicas da cidade e motivos para que a reitoria seja instalada em Paranavaí. Os demais participantes da conversa se comprometeram a buscar ajuda política, junto aos deputados federais, para tornar a proposta possível. O presidente do Sindicato Rural se manifestou: “A gente precisa se engajar”.
O campus do IFPR de Paranavaí teve a primeira aula no dia 16 de agosto de 2010. Desde então, a instituição tem importante atuação não somente na formação acadêmica, mas também na área da pesquisa, mantendo parcerias com o poder público e o setor privado na busca por inovações tecnológicas.