Lideranças do movimento que pleiteia a pavimentação da PR-218, no trecho que liga os munícipios de Querência do Norte e Icaraíma, e a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí buscam apoio financeiro da Itaipu Binacional para a execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto executivo das obras.
Na última quinta-feira (10), representantes do movimento se reuniram com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, para debaterem sobre a viabilidade de a hidrelétrica pagar o EVTEA e o projeto executivo. No encontro ficou definido que as lideranças iriam protocolar o pedido de forma oficial por meio da internet, ação realizada no dia seguinte.
Participaram da reunião com diretor da hidrelétrica, os prefeitos de Querência do Norte, Icaraíma e Paraíso do Norte, membros da sociedade civil e vereadores de Querência do Norte e Icaraíma e o deputado estadual Professor Lemos.
O trecho que liga os munícipios tem aproximadamente 50 quilômetros. Em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 11 de julho, foi feito o anúncio de que as obras estão dentro do plano orçamentário do Estado. Para a pavimentação estão previstos investimentos de R$ 70 milhões. Já para a construção da ponte sobre o Rio Ivaí serão destinados R$ 10 milhões.