O município de Paranavaí aderiu as ações do “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (22 de julho). Nesta sexta-feira (21), o Gabinete Municipal ficou lotado para receber lideranças da cidade para tratar sobre este assunto tão importante.
“É com grande lamento que citamos que estes crimes bárbaros seguem uma tendência alta no estado”, lamenta a secretária de Assistência Social, Maria Deis. Em 2022, os casos tentados ou realizados cresceram 30% em todo o estado. De acordo com o Ministério Público do Paraná, foram 274 registros. E quanto as denúncias de violência doméstica, foram 44,4 mil.
Em Paranavaí, segundo dados da Delegacia da Mulher, somando os anos de 2019 e 2020, a média foi de 1.131 ocorrências de violência doméstica e familiar em 2019, com 153 prisões em flagrante. Atualmente, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) acompanha 51 mulheres em situação de violência. “Os números das pessoas afetadas são ainda maiores, afinal, além das mulheres, filhos, familiares e toda rede de contato sofrem juntos”, completou a secretária.
O evento contou com a presença de inúmeras lideranças de diversos setores da sociedade. “A união entre os conselhos, núcleos, OAB e universidades, além dos representantes do município, é essencial para conquistarmos avanços nesta área tão sensível”, disse o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi.
Neste sábado, às 10h, haverá uma caminhada da Praça dos Pioneiros até a Prefeitura de Paranavaí.
CAMPANHA ESTADUAL
Passeata da OAB em Paranavaí chama atenção para a luta contra o feminicídio
Hoje tem passeata no Centro de Paranavaí, ação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a luta contra o feminicídio, assim chamado o crime de assassinato de mulheres em razão do gênero.
A concentração será na Praça dos Pioneiros, às 10h. Os participantes caminharão até o Paço Municipal e a orientação é que vistam camiseta branca e levem faixas, bandeiras e balões brancos simbolizando a paz.
De acordo com o presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, também estarão presentes advogados de Alto Paraná, Paraíso do Norte e Terra Rica.