REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Walther de Camargo Neto, informou que todas as vias públicas da cidade estão desobstruídas. Esse é o resultado do trabalho conjunto de equipes da Administração Municipal, da empresa que presta serviços para a Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Copel após o temporal que atingiu a cidade na madrugada de terça-feira (17).
Ainda há galhos e troncos de árvores que não foram recolhidos, mas, conforme explicou Camargo Neto, a retirada completa leva tempo, em razão do volume de detritos. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até a próxima semana.
Segundo o secretário, os ventos fortes que passaram por Paranavaí chegaram a 94 quilômetros por hora, velocidade suficiente para derrubar aproximadamente 100 árvores em diferentes bairros. Casas, veículos e parte da rede elétrica foram danificados. A remoção começou ainda na madruga de terça-feira, depois do vendaval.
Houve interrupção no fornecimento de energia, o que também comprometeu a captação e o abastecimento de água em milhares de domicílios.
A Santa Casa de Paranavaí foi um dos locais mais afetados. Parte do telhado foi arrancada pela força do vento, a água invadiu o hospital e provocou a queda de uma parede. Nenhum paciente ficou ferido, mas houve a necessidade de interditar duas alas e transferir as pessoas para outros setores.
Técnicos estão fazendo o levantamento dos prejuízos na Santa Casa para encaminhar ao Governo do Estado, que se prontificou em dar ajuda financeira para a reconstrução das áreas destruídas.