(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CONECTA

Linguagem empreendedora une a “tribo das startups”

O “dialeto” das startups tomaram conta dos corredores e ambientes da sede do Sebrae/PR, em Curitiba, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), durante o Startup PR Conecta. Os estrangeirismos são comuns nas conversas entre os participantes, seja nos estandes, mentorias ou palestras. Termos como budget, lead e target são frequentes na hora de trocar experiências e fazer contatos. Neologismos incorporados ao vocabulário em português, ajudam a aproximar negócios e gerar conexões dentro do ecossistema de startups. Na linguagem empreendedora, todos se entendem.

O empresário Luciano de Oliveira, de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, veio para Curitiba divulgar a Sischef. A startup é um sistema de gestão direcionado para restaurantes que trabalham com o delivery de comida e bebida. O software faz toda a parte operacional do restaurante, gestão, controle de estoque e, também, a integração dos aplicativos de entrega de comida, como o iFood, aiqfome, além de centralizar todos os pedidos em uma só plataforma.

“O pessoal das startups é muito ligado em tecnologias. Então, todos os termos que acabam surgindo lá fora a gente acaba trazendo pra nossa linguagem”, comenta.

 Luciano de Oliveira, de Francisco Beltrão, veio o Sebrae PR Conecta divulgar a Sischef, startup de gestão para restaurantes (Foto: Rafael H. Barzotto)

No dia a dia da startup, o termo mais utilizado por Luciano é o lead, que ele mesmo ajuda a traduzir para quem não é da área.

“Lead é um termo muito utilizado pelas empresas do setor. E significa possíveis clientes. São empresas que demonstraram interesse no nosso produto. É um termo que a gente utiliza bastante”, explica.

O empresário de Londrina, Dener Felipe Grigoletto, trouxe a Empbanx para expor no Startup PR Conecta. Uma plataforma que auxilia equipes de venda a encontrar uma linha de crédito adequada para os clientes. A missão da startup é aumentar a liquidez dos parceiros e reduzir riscos de inadimplência para potencializar novas vendas.

Alinhadas à ideia de negócio da startup de Dener, estão também os neologismos que ele utiliza para se comunicar com o público: equity, branding, B2B e B2C são termos frequentes.

“Quando você vai conversar com alguém que não é do ramo, muita gente não entende o que é um B2B, por exemplo, que se trata de uma expressão de modelo de negócio de empresa para a empresa. O startupeiro tem uma comunicação bem específica. Um linguajar próprio”, comenta.

Junto com estrangeirismos, Dener também usa do bom e velho português para traduzir a linguagem das startups.

 Dener Felipe Grigoletto, trouxe a startup Empbanx, de Londrina, para expor no Startup PR Conecta (Foto: Rafael H. Barzotto)

“No final, todo mundo está buscando seu lugar ao sol. Todos querem resolver uma dor. O startupeiro raiz não está focado na grana. Ele está focado na solução do problema, em como resolver essa dor. A pergunta que a gente sempre faz quando acorda é: como eu melhoro minha operação para resolver a dor de um cliente ou de um parceiro? No final, a nossa linguagem é essa”, discorre.

Taianara Somensi, de Cascavel, é colaboradora da startup FaturAgil, que atua na gestão financeira de cobranças recorrentes para prestadores de serviço. A empresa automatiza o processo do envio de cobranças, cria alertas antes do vencimento, e oferece uma regra de cobrança para profissionalizar o negócio do profissional autônomo, até apresentando relatórios sobre a saúde financeira do empreendimento.

Mesmo estando por dentro dos estrangeirismos e neologismos típicos da linguagem do startupeiro, Taianara prefere mesmo ir direto ao ponto.

“Eu utilizo a linguagem do cliente mesmo. Primeiro, eu entendo as dores e o que ele precisa. E a gente vai trabalhando em cima disso, tenta ser o mais direto possível para que o atendimento aconteça e o negócio seja fechado”, detalha.

 Taianara Somensi, de Cascavel, é colaboradora da startup FaturAgil, que atua na gestão financeira de cobranças recorrentes para prestadores de serviço (Foto: Rafael H. Barzotto)

Startup PR Conecta

Nos dias 23 e 24 de junho, acontece em Curitiba o Startup PR Conecta, o principal evento do ecossistema de startup do Paraná. Promovida pelo Sebrae/PR, a oitava edição foi realizada de forma presencial. O Conecta marcou o encerramento da Conecta Week, semana dedicada à inovação no Paraná.

O coordenador estadual de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, lembra que o universo de termos se adapta para, no final, ter resultados com esforço e criatividade.

“O empreendedorismo, a inovação, são as forças motrizes deste ecossistema que é disruptivo pela essência para criar soluções que podem melhorar a vida das pessoas. A linguagem própria, na verdade, aproxima a todos”, pondera Tortato.

Para ninguém se “perder”, um pequeno glossário dos termos utilizados no texto:

Equity: Refere-se à equidade ou participação acionária em uma empresa. É a parcela de propriedade que alguém possui em um negócio.

Branding: É o processo de construção e gestão da marca de uma empresa. Envolve estratégias para estabelecer a identidade, reputação e percepção positiva da marca na mente dos consumidores.

B2B: Significa “Business-to-Business” (Empresa para Empresa). É um modelo de negócios em que uma empresa fornece produtos ou serviços diretamente para outras empresas.

B2C: Significa “Business-to-Consumer” (Empresa para Consumidor). É um modelo de negócios em que uma empresa vende produtos ou serviços diretamente para os consumidores finais.

Lead: Refere-se a um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço, geralmente fornecendo suas informações de contato. Os leads são abordados com o objetivo de convertê-los em vendas.

Budget: Em português, significa orçamento. No contexto empresarial, o termo “budget” refere-se aos recursos financeiros disponíveis para uma determinada finalidade, como investimentos em marketing, desenvolvimento de produtos, entre outros.

Compartilhe: