Cibele Chacon
Da redação
Nas eleições municipais de 2024, os municípios de Loanda e Mirador terão apenas um candidato concorrendo à prefeitura, ambos os atuais prefeitos que buscam a reeleição. Esse cenário reflete a ausência de candidaturas adversárias consolidadas.
Em Loanda, a coligação “Loanda no Caminho Certo” é a única candidatura registrada. A chapa é liderada por Zé Maria, do Progressistas (PP), que busca a reeleição, tendo como vice o Dr. Antonio Gil, do Partido Liberal (PL). A coligação é formada por uma ampla base partidária, que inclui o PP, PL, PSB, PSD, MDB, PODE e União Brasil.
No município de Mirador, a situação é semelhante. A coligação “O Trabalho Não Pode Parar”, composta pelo Partido Social Democrático (PSD) e Partido Progressista (PP), apresenta Fabiano Marcos da Silva Travain (PSD), atual prefeito, como candidato à reeleição.
A legenda tem até 15 de agosto para registrar o nome na Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral geral começa em 16 de agosto e a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV começa no dia 30. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.
Como funciona uma candidatura única?
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em casos de candidatura única, o processo eleitoral segue normalmente, com os eleitores indo às urnas para confirmar ou não o candidato. A legislação eleitoral não exige um número mínimo de eleitores presentes para que a eleição seja válida. Uma segunda eleição só ocorrerá se o candidato único não receber nenhum voto.