Projeto que foi idealizado pela primeira-dama do Estado e teve sua primeira edição em 2019. Ação faz parte das campanhas do Outubro Rosa
A primeira-dama do Paraná Luciana Saito Massa se reuniu nesta terça-feira (26) com mais de 370 primeiras-damas e gestores de saúde municipais para planejar as ações do Paraná Rosa de 2025. A campanha, realizada durante o mês de outubro, tem como objetivo promover ações de cuidado à saúde das mulheres.
A reunião, que ocorreu de forma online, também contou com a presença da secretária de Cultura, Luciana Casagrande, do secretário de Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; e da diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria de Saúde, Maria Goretti Lopes. No encontro, foram discutidas ações multidisciplinares de conscientização voltadas ao público feminino de todo o Estado.
Esta será a 7ª edição da campanha que, além de focar em ações de prevenção e detecção precoce de câncer de mama e de colo de útero, também vai contar com ações para conscientização de hábitos saudáveis, promoção de saúde mental e integração cultural.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Desde 2019, as primeiras-damas paranaenses já se reuniram 18 vezes para planejar ações conjuntas de âmbito estadual, o que reforça a estratégia de diálogo permanente do Governo do Estado com as gestões municipais para o desenvolvimento de estratégias integradas.
“Cuidar da saúde da mulher é fundamental para que possamos garantir qualidade de vida, bem-estar e protagonismo feminino. O Paraná Rosa se tornou um movimento de união entre Estado e municípios, mobilizando diferentes áreas. Quando trabalhamos juntas, conseguimos transformar a realidade das mulheres paranaenses”, afirmou a primeira-dama, Luciana Saito Massa.
Paraná Rosa – O Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama do Estado e teve sua primeira edição em 2019. Ele faz parte das campanhas do Outubro Rosa, que surgiram em 1997 nos Estados Unidos com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama com diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando mortes pela doença.