REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Luís Paulo Hurtado confirmou a candidatura a presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí para o biênio 2023-24. Concorrem ao lado dele Fernanda Zanatta, vice-presidente; Aparecida Gonçalves (Professora Cida), primeira secretária; e Zenaide Borges, segunda secretária. O registro da chapa foi na tarde de ontem.
O atual vice-presidente do Legislativo Municipal garantiu ao DN que conta com o apoio da maioria, citando nominalmente Amarildo Costa, Delcides Pomin Junior, Josival Moreira, Leônidas Fávero Neto e Maria Clara Gomes. Com isso, deve ser o único candidato a presidente.
Confirmados os nove votos (incluindo o próprio), Luís Paulo inviabilizaria a candidatura de José Galvão, que manifestou a intenção de concorrer à liderança da Câmara de Vereadores. Ontem, o Diário do Noroeste tentou – mas não conseguiu – falar com José Galvão, a fim de fazer uma nova avaliação do cenário. O espaço segue aberto, caso queira se manifestar.
A Professora Cida também havia revelado que gostaria de concorrer à presidência, mas ainda estudava a possibilidade de firmar parceria com Luís Paulo ou Galvão. Conforme o Diário do Noroeste destacou na edição de ontem ao tratar sobre os possíveis candidatos, Cida Gonçalves defendeu que mulheres ocupem cargos de liderança, ampliando a representatividade no Legislativo.
Hoje elas fazem 40% das cadeiras no parlamento municipal, é a maior bancada feminina da história de Paranavaí. Das quatro vereadoras, duas estão na mesa diretora: Fernanda Zanatta é a primeira secretária e Professora Cida é a segunda secretária.
Segundo Luís Paulo, a representatividade foi levada em conta na hora de formatar a nova configuração da mesa diretora. “É a primeira vez que teremos uma mesa composta com a maioria de mulheres, três.” Classificou a estratégia como valorização da participação feminina na política.
Registro – O prazo para registrar as chapas concorrentes termina no dia 15 de dezembro, às 17h. A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara determinam que uma pessoa só pode se inscrever em uma chapa. Caso desista de concorrer após o registro, fica impedida de ingressar em outra composição e deve ser substituída por alguém que não esteja listado entre os nomes registrados.
Via de regra, a votação para definir os integrantes da mesa diretora ocorre na última sessão ordinária antes do início da nova gestão. Seria, então, em 19 de dezembro. A pedido do atual presidente, Leônidas Fávero Neto, os vereadores anteciparam para o dia 16. É que viajará para Curitiba e participará da diplomação de deputados estaduais e suplentes eleitos para a legislatura de 2023 a 2026 na Assembleia Legislativa do Paraná.
A eleição será em sessão extraordinária, às 8h, mediante declaração de voto, por chamada nominal, com definição por maioria simples. Em caso de empate, o presidente convocará sessão extraordinária para o dia seguinte. Persistindo o empate, será considera eleita a chapa que for encabeçada pelo candidato mais idoso.