(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Luís Paulo garantiu que tem o apoio de oito vereadores para chegar à presidência
Foto: Arquivo DN
Luís Paulo garantiu que tem o apoio de oito vereadores para chegar à presidência Foto: Arquivo DN

PARANAVAÍ

Luís Paulo tem apoio da maioria e deve ser único candidato a presidente da Câmara de Vereadores

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Luís Paulo Hurtado confirmou a candidatura a presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí para o biênio 2023-24. Concorrem ao lado dele Fernanda Zanatta, vice-presidente; Aparecida Gonçalves (Professora Cida), primeira secretária; e Zenaide Borges, segunda secretária. O registro da chapa foi na tarde de ontem.

O atual vice-presidente do Legislativo Municipal garantiu ao DN que conta com o apoio da maioria, citando nominalmente Amarildo Costa, Delcides Pomin Junior, Josival Moreira, Leônidas Fávero Neto e Maria Clara Gomes. Com isso, deve ser o único candidato a presidente.

Confirmados os nove votos (incluindo o próprio), Luís Paulo inviabilizaria a candidatura de José Galvão, que manifestou a intenção de concorrer à liderança da Câmara de Vereadores. Ontem, o Diário do Noroeste tentou – mas não conseguiu – falar com José Galvão, a fim de fazer uma nova avaliação do cenário. O espaço segue aberto, caso queira se manifestar.

A Professora Cida também havia revelado que gostaria de concorrer à presidência, mas ainda estudava a possibilidade de firmar parceria com Luís Paulo ou Galvão. Conforme o Diário do Noroeste destacou na edição de ontem ao tratar sobre os possíveis candidatos, Cida Gonçalves defendeu que mulheres ocupem cargos de liderança, ampliando a representatividade no Legislativo.

Hoje elas fazem 40% das cadeiras no parlamento municipal, é a maior bancada feminina da história de Paranavaí. Das quatro vereadoras, duas estão na mesa diretora: Fernanda Zanatta é a primeira secretária e Professora Cida é a segunda secretária.

Segundo Luís Paulo, a representatividade foi levada em conta na hora de formatar a nova configuração da mesa diretora. “É a primeira vez que teremos uma mesa composta com a maioria de mulheres, três.” Classificou a estratégia como valorização da participação feminina na política.

Registro – O prazo para registrar as chapas concorrentes termina no dia 15 de dezembro, às 17h. A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara determinam que uma pessoa só pode se inscrever em uma chapa. Caso desista de concorrer após o registro, fica impedida de ingressar em outra composição e deve ser substituída por alguém que não esteja listado entre os nomes registrados.

Via de regra, a votação para definir os integrantes da mesa diretora ocorre na última sessão ordinária antes do início da nova gestão. Seria, então, em 19 de dezembro. A pedido do atual presidente, Leônidas Fávero Neto, os vereadores anteciparam para o dia 16. É que viajará para Curitiba e participará da diplomação de deputados estaduais e suplentes eleitos para a legislatura de 2023 a 2026 na Assembleia Legislativa do Paraná.

A eleição será em sessão extraordinária, às 8h, mediante declaração de voto, por chamada nominal, com definição por maioria simples. Em caso de empate, o presidente convocará sessão extraordinária para o dia seguinte.  Persistindo o empate, será considera eleita a chapa que for encabeçada pelo candidato mais idoso.

Compartilhe: