(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ENTENDA

Luzes misteriosas no céu de Paranavaí têm explicação científica

Fenômeno que intrigou moradores no sábado (16) foi causado por satélites da Starlink, em um projeto da empresa SpaceX de Elon Musk

Cibele Chacon – da redação

Moradores de Paranavaí ficaram intrigados na noite do último sábado (16) ao avistarem uma sequência de luzes em baixa altitude no céu. O fenômeno rapidamente gerou especulações que variaram de óvnis a uma possível invasão alienígena. Mas a explicação para as misteriosas luzes é mais terrena e científica: trata-se dos satélites do projeto Starlink, lançados pela empresa norte-americana SpaceX.

Esses satélites, em órbita da Terra desde 2019, têm como objetivo oferecer internet rápida e de alta qualidade a todo o planeta. De acordo com o professor de matemática e astrônomo amador Maico Zorzan, o alinhamento das luzes acontece devido ao estágio inicial dos satélites no espaço.

“Se trata de uma constelação de satélites que busca cobrir todo o planeta Terra. Com o tempo, eles se distanciam, mas quando estão recém-lançados, ficam muito próximos e acabam criando essas carreatas no céu”, explicou Zorzan.

O professor também destacou que as condições meteorológicas favoráveis na região permitiram a observação clara do fenômeno. Ele comentou ainda sobre a associação comum entre luzes no céu e óvnis. “Essa questão de óvnis é bem comum, por causa de toda a mitologia criada no cinema e das histórias que acabam virando folclore local. Mas, nesse caso específico, sabemos que o foguete Falcon 9 foi lançado ao espaço no começo da semana passada, e os satélites estão próximos logo após o lançamento”, detalhou.

O projeto Starlink é comandado pelo empresário sul-africano Elon Musk. Com o avanço de projetos do mesmo segmento, fenômenos como esse devem se tornar cada vez mais comuns e menos misteriosos. Ainda assim, o evento serviu para despertar a curiosidade da população e trazer um pouco de ciência ao imaginário coletivo.

Compartilhe: