A maçonaria é uma instituição milenar, ritualística e que busca ajudar a sociedade como um todo. Sempre participou dos maiores eventos de luta pela democracia e liberdade nos países onde tem atividade, sim ela é internacional e busca escolher seus membros entre pessoas livres e de bons costumes.
Vamos fazer uma breve viagem na linha do tempo:
Independência dos Estados Unidos da América (4 de julho de 1776) quando a Inglaterra envolveu-se na Guerra dos dos Sete Anos (1756-1763), e o Parlamento Inglês decidiu aumentar as taxas nas 13 Colônias para cobrir os custos do conflito.
Um irmão maçon, nesta mesma ocasião, George Washington foi nomeado comandante das forças americanas e Thomas Jefferson, outro irmão maçon, ficou encarregado de redigir a Declaração de Independência. Esta foi aprovada no dia 4 de julho de 1776, colocando fim à dominação da Inglaterra no território americano.
Revolução Francesa, iniciada em 17 de junho de 1789, foi um movimento burguês, que acabou com o absolutismo francês e espalhou as ideias liberais pelo mundo, inspiradas no pensamento dos filósofos iluministas da Europa.
O fato mais significativo é a tomada da prisão da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Um mês depois, os franceses promulgam da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Jean Jacques Rosseau, considerado um dos principais filósofos do Iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789) e outros movimentos pela liberdade e independência em outros países. Filsofo, músico e escritor suíço, influenciou os ideais revolucionários, suas obras Contrato Social e Emilío – tratado sobre a Educação do aluno fictício retomava os valores dos clássicos helênicos, se tornaram ícones mundiais. Também cavava masmorras ao vicio, ou seja era irmão maçon.
Inconfidência ou Conjuração Mineira em 1789 na capitania de Minas Gerais, apresentou como principais objetivos ser independente de Portugal adotando um regime republicano; favorecer a industrialização; instituir uma universidade pública; extinguir o monopólio comercial português; serviço militar obrigatório; constituir parlamentos locais subordinados a um regional. Entre os idealistas do movimento encontravam-se intelectuais com formação na Europa (adeptos do Iluminismo) altos militares, fazendeiros, mineiros, enfim a elite da Capitania. O irmão Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, teve participação ativa na Inconfidência Mineira.
Independência do Brasil 1822 o ideal dos filósofos iluministas concernentes a liberdade das nações tiveram eco no Brasil e entusiasmaram agitações separatistas contrários ao absolutismo português, tais como Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana de 1817. Um dos principais artífices da Independencia do Brasil foi José Bonifácio de Andrada e Silva, cientista, político e estadista brasileiro cujas ideias e influência política foram decisivas para a Independência do Brasil. José Bonifácio, aos 20 anos, foi estudar na Universidade de Coimbra onde se formou em Direito, Filosofia e Mineralogia. Em 1790, com ajuda financeira do governo português, é designado para estudar em Paris e percorrer a Europa em expedições científicas. Foi o principal idealizador da Independência do Brasil, também inspirado nos ideais do iluminismo. Essa eminente figura era nosso irmão maçon.
Como podemos observar, a irmandade maçonaria, sempre esteve presente nos capitais eventos, defendendo a democracia e os valores republicanos. O esporte, como conceito de inclusão social, faz parte desta defesa de direitos dos cidadãos, e podemos pensar nele, considerado pela UNESCO, como uma das maiores variáveis para a Educação e formação da juventude.
Assim temos orgulho de sermos maçon e trabalharmos com a Pedagogia de Inclusão social através do Esporte.