Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

SIMEPAR

Maio tem previsão de frentes frias e queda de temperatura no Noroeste

Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê mínima de 9ºC para Paranavaí nos próximos dias; veja quando

As características do inverno no Paraná começam a ser sentidas com mais força agora no mês de maio. No Noroeste do Estado, a previsão indica um começo de mês com maior instabilidade e uma segunda quinzena com tempo mais estável.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a primeira metade de maio deve ter a passagem de duas frentes frias pelo Estado. A primeira está prevista entre os dias 2 e 3 de maio, com passagem rápida e efeitos mais perceptíveis na região Leste. A segunda deve provocar o primeiro evento mais frio do mês, com atuação de uma massa de ar polar entre os dias 9 e 12 de maio.

Previsão para Paranavaí durante a frente fria – Fonte: Simepar

Apesar de o risco de geadas serem maiores na metade Sul do Paraná, o Noroeste também entra no período de monitoramento. A partir de segunda-feira (4), o Simepar inicia o serviço Alerta Geadas, em parceria com o IDR-Paraná, que segue até meados de setembro com boletins diários sobre massas de ar frio e risco de geada.

Historicamente, o Noroeste registra em maio um acumulado de chuva entre 125 mm e 150 mm. As temperaturas máximas na região costumam variar entre 24°C e 26°C, enquanto as mínimas ficam, em média, entre 14°C e 16°C durante as madrugadas e o amanhecer.

No extremo Noroeste, em cidades como Querência do Norte, Porto Rico e Diamante do Norte, as temperaturas médias são mais altas, entre 20°C e 22°C. Em Diamante do Norte, assim como em Marilena, Cambará e Jacarezinho, as máximas podem ficar historicamente entre 26°C e 28°C à tarde.

Depois da segunda frente fria, a tendência para o fim do mês é de um tempo mais estável, com temperaturas subindo gradualmente e sem indicativo de volumes expressivos de chuva na região.

Fonte: Gabriel Trevisan - Com informações do Simepar

Compartilhe: