(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto/Pexels
Foto/Pexels

ASTRONOMIA

Maior superlua do ano acontece hoje; veja dicas para observar o fenômeno

Mais uma superlua está a caminho. Nesta quarta-feira (13), ocorrerá nos nossos céus a maior superlua de 2022. O nome superlua passou a ser popularmente usado para designar a coincidência entre a Lua cheia, quando o seu lado voltado para a Terra está 100% iluminado, e o Perigeu do Satélite natural da Terra, ponto de máxima aproximação da Lua em relação ao nosso planeta –considerando que sua órbita é ligeiramente achatada.

Ou seja, em resumo, as superluas são as maiores e mais brilhantes luas cheias que conseguimos ver no nosso planeta. E quando falamos que a Lua estará mais perto de nós, do quão próximo estamos falando?

A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 380 mil km. No apogeu, o ponto mais afastado, ela chega a estar a mais de 405 mil km de distância (quando a Lua cheia ocorre durante o apogeu, temos uma “minilua”). Segundo o site especializado Space.com, nesta quarta o Satélite está a cerca de 357 mil km da Terra.

Apesar de algumas dezenas de milhares de quilômetros a menos de distância, para nossa visão essa diferença não é tão significativa. Uma superlua é cerca de 7% maior do que o de uma Lua média, o que se torna relativamente difícil de notar sem instrumentos para medir o tamanho do satélite. Além disso, há algo de corriqueiro no evento. A Lua atinge um perigeu e um apogeu a cada 27,5 dias, o que, em alguns momentos do ano, acaba coincidindo com a Lua cheia e gerando a “superlua”. Este ano, por exemplo, já houve uma outra superlua há bem pouco tempo, em junho.

COMO VER O FENÔMENO
Olhe para cima!
Basicamente, se você estiver conseguindo olhar para a Lua, em qualquer horário, você estará vendo a superlua.

Se você quiser ir um pouco além na observação, pegue um binóculo ou um telescópio e vá para um local afastado, como um sítio por exemplo. Quando menor a incidência de luz ao redor, melhor fica sua visão.

Ver a superlua também depende de um pouco de sorte: o céu precisa estar limpo. Então, boa sorte!

 

FolhaPress

Compartilhe: