Historicamente, a quantidade de eleitores ausentes em Paranavaí gira em torno de 20%. No pleito municipal deste ano, a marca foi superada e chegou a 26,94%, totalizando 17.584 pessoas. Em 2022, quando havia opções para presidente e vice, senador, deputado federal, deputado estadual e governador, o índice ficou em 20,46%.
A abstenção acima da média refletiu no movimento das seções eleitorais. Ao longo de todo o domingo (6), as filas foram pequenas ou inexistentes, e o processo de votação levou poucos minutos.
Dos mais de 65 mil eleitores aptos a votar, 47.685 compareceram. Os votos válidos chegaram a 92,82% do total; os brancos, 3,72%; e os nulos, 3,47%.
O juiz eleitoral da Comarca de Paranavaí, João Guilherme Barbosa Elias, apontou outro fator que contribuiu para a celeridade dos eleitores: nesta edição, eram apenas dois candidatos, um a prefeito e outro a vereador, o que facilitou a interação com a urna eletrônica.
No balanço final do dia, Barbosa Elias, disse que tudo correu dentro do esperado. “Tanto em Paranavaí quanto em Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e Amaporã, tivemos notícias bem pontuais de irregularidades, de eventual boca de urna, de compra de votos, mas acionamos a Polícia Militar, a Guarda Municipal e conseguimos fazer essas intervenções pontuais. Nenhuma situação mais drástica.”
O juiz eleitoral percorreu alguns locais de votação nos quatro municípios da comarca. Eventualmente, se deparou com aglomerações de eleitores, não sendo necessário acionar as forças de segurança pública. Simples conversas foram suficientes para dispersar os grupos.