REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A 14ª Regional de Saúde estima que os municípios do Noroeste do Paraná somem 212.915 pessoas com 18 anos de idade ou mais. Todas estão aptas a receber a dose bivalente da vacina contra a Covid-19, antes destinadas a grupos específicos da população.
A mudança de estratégia foi anunciada ontem (25) pelo Ministério da Saúde e vale para todo o território nacional. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, ainda muito abaixo do que se esperava.
A enfermeira Jane Camargo informou que os municípios têm doses suficientes para iniciar a vacinação do público 18+ e nesta quinta-feira a 14ª Regional de Saúde receberá uma nova remessa do imunizante com 3.774 doses, sendo 1.224 para Paranavaí.
Para receber a Pfizer Bivalente é preciso ter ao menos duas doses de vacinas monovalentes. O intervalo mínimo recomendado para a aplicação do reforço é de quatro meses.
Jane Camargo explicou que a dose bivalente age na atualização da resposta imunológica frente às novas variantes da Covid-19, já que abrange a cepa original, registrada na China em 2019, e a Ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. “Com isso, há diminuição dos internamentos por complicações do vírus e consequentemente dos óbitos.”
Ontem, após o anúncio do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Paranavaí informou que as doses bivalentes estão disponíveis nas salas de vacina das seguintes unidades básicas de saúde: Coloninha, Três Conjuntos, São Jorge, Campo Belo, Vila Operária, Panorama, Chácara Jaraguá, Morumbi, Monte Cristo, Zona Leste, Ouro Branco, Jardim Maringá, Sumaré e Graciosa.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Paranavaí, basta levar um documento pessoal com foto, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacina. As salas de vacina do município ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
No caso dos demais municípios da região, as unidades básicas de saúde também estão abastecidas com a dose bivalente da vacina contra a Covid-19, sendo a recomendação procurar o serviço assim que possível.