Igor Mateus
Da Redação
O 1º Encontro das Mulheres do Agro reuniu mais de 200 pessoas na 52ª ExpoParanavaí. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27) no Recinto Felício Jorge e teve vários temas, entre eles: a valorização das mulheres no campo e o fortalecimento do turismo rural. Era prevista a presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, incentivadora da participação feminina na agricultura paranaense, entretanto, a vinda a Paranavaí foi cancelada devido ao tempo chuvoso.
Representando o Governo do Estado, o superintendente geral de Promoção do Equilíbrio Regional, Rogério Lorenzetti, ressaltou a importância das mulheres no agro. “Elas são fundamentais em diversas etapas da cadeia produtiva, desde a gestão de propriedades rurais até a inovação e sustentabilidade no campo. Precisamos dar condições para que continuem desempenhando essa atividade tão importante para a economia do Paraná”, afirmou.
O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná – SRNP, Mário Hélio Filho, afirmou que a 52ª ExpoParanavaí tem se destacado com os importantes encontros realizados. “Nesses primeiros dias recebemos muitas autoridades e lideranças do Paraná, isso mostra a força da região Noroeste. E é com essa mesma força que precisamos valorizar ainda mais o trabalho de cada agricultora paranaense”, disse.
O superintendente geral de Apoio aos Municípios da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia, revelou que o governador Ratinho Junior tem se preocupado com a qualidade de vida no campo. “Fizemos uma pesquisa no Paraná e constatamos que ainda faltam muitas moradias para quem vive no campo, além de outros problemas que acabam fazendo com que algumas famílias deixem a zona rural. É um fator negativo e estamos trabalhando para reverter esse quadro, fortalecendo ainda mais a agricultura paranaense”, explicou.
TURISMO
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Paranavaí, Carlos Emanuel, entregou um Ofício para a chefe regional da Secretaria de Turismo de Maringá, Ana Maria Assis, que será encaminhado ao governo do Estado para inserir a Estrada Cristo Rei no programa de turismo estadual. A estrada liga a BR-376 ao Rio Paranapanema. De acordo com ele, fomentar o turismo até a barranca do rio ajudará no desenvolvimento da região.