O município iniciou esta semana uma rodada de tratamentos de reabilitação com próteses dentais removíveis (parciais e totais) com mais de 40 pessoas. Todos os pacientes serão acompanhados em pelo menos cinco sessões de tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para a confecção a adaptação do paciente à prótese.
“As próteses são destinadas ao município através de um credenciamento junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amunpar). As próteses são feitas para pacientes desdentados totais (dentaduras) ou para aqueles que perderam alguns dentes e não podem fazer implantes por fatores adversos, como condições de saúde, de higiene e outros”, explica a diretora de Odontologia do município, Adriane Rosinski.
Para ser atendido com uma prótese, o paciente já tem que ter finalizado o tratamento básico odontológico com o dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde). “O dentista faz o encaminhamento sobre a necessidade de uso de prótese e o paciente é cadastrado junto ao CEO. Quando as próteses são disponibilizadas, via Consórcio, então é feito o contato com o paciente para o início do tratamento”, frisa Adriane.
FONTE: Prefeitura de Paranavaí