Bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica da Regional 1 (Capital, Região Metropolitana e Litoral) receberam nesta terça-feira (18), em solenidade na sede da Superintendência Geral do Esporte, o kit de identificação visual. Ao todo já foram entregues mais de 490 kits por todo o Estado.
Os atletas também foram homenageados pelos resultados alcançados representando o Paraná nos Jogos da Juventude, competição que aconteceu em Aracaju (SE), entre os dias 2 a 17 de setembro.
A delegação do Paraná sagrou-se a campeã da competição, ficando à frente de São Paulo e Santa Catarina. A vitória mostrou a força do esporte no estado. Das 82 medalhas, 61 foram conquistadas por atletas bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica.
O Geração Olímpica e Paralímpica é um agente motivador para técnicos e atletas e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos. Anualmente são investidos R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel e com o apoio do Governo do Estado.
Nesta edição do programa, foram distribuídas cerca de 1.160 bolsas para atletas de 46 modalidades olímpicas e paralímpicas de todo Paraná.
Para o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, o programa cumpre o objetivo de impulsionar a carreira de atletas desde o princípio. “São mais de mil atletas e técnicos sendo beneficiados por esse programa que se baseia na meritocracia”, disse ele. “Temos atletas desde a categoria formador escolar até grandes referências no esporte, que mostram o sucesso do Geração Olímpica e Paralímpica, por meio dos grandes resultados em competições nacionais e internacionais”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do programa, Denise Golfieri, o interesse de técnicos e atletas em participar vem crescendo cada vez mais. “O programa se tornou uma vitrine do esporte dentro e fora do Estado, é gratificante ver a evolução dos atletas que começaram conosco nas categorias de base que são a de formador escolar e estadual e hoje fazem parte das categorias de alto rendimento no Paraná”.