Mais de 60 famílias de Terra Rica iniciaram o mês de dezembro realizando o sonho da casa própria. Na tarde de sexta-feira (1º) a prefeitura fez a entrega das chaves para os futuros moradores do novo conjunto habitacional.
“A ação social é que mais nos deixa contentes. Ter a oportunidade de entregar as chaves nas mãos das famílias que tanto batalharam para conseguirem uma casa”, destacou o prefeito de Terra Rica, Julio Leite.
A cerimônia de entrega foi realizada na tarde da sexta-feira e contou com a presença de liderança locais e regionais, além dos deputados Tião Medeiros (federal), Adriano José (estadual) e o superintende regional do Governo paranaense Rogério Lorenzetti.
Ao todo foram 63 famílias que receberam as residências que contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A ação foi realizada na parceria do município com o Governo Estadual.
Julio Leite também destacou que a entrega das casas constitui uma das ações mais esperadas no munícipio e que em breve serão anunciados novos empreendimentos para beneficiar diversas famílias.
A Prefeitura de Terra Rica fez toda infraestrutura do novo conjunto habitacional e o Governo do Paraná, por meio do Programa Casa Fácil, subsidiou R$ 15 mil para famílias que ganham até três salários mínimos, valores usados para o pagamento da chamada entrada.
As novas residências são financiadas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por meio da Caixa Econômica Federal pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Os valores das prestações são individuais para cada unidade, pois alguns fatores determinam os benefícios que cada um recebe, como exemplo a própria renda e a idade do beneficiário.
As famílias selecionadas passaram pelo processo de comercialização do portal de empreendimentos da Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar. O programa prevê atendimento para famílias com renda de até seis salários mínimos.
As condições para participar do programa de seleção foram as seguintes: não possuir casa própria; não ter sido beneficiado com casas de outros programas habitacionais do Governo do Estado do Paraná ou do Governo Federal; não possuir restrições de crédito; ter renda mensal máxima de até quatro salários mínimos nacional e compatível para o financiamento do imóvel pretendido, cuja parcela mensal não poderá comprometer mais de 30% da renda familiar mensal; ter inscrição válida na Cohapar efetuada ou atualizada nos últimos dois anos.