A cidade de Porto Rico e o distrito de Porto São José, pertencente ao município de São Pedro do Paraná, se consolidaram neste último final de ano como grandes polos turísticos do Estado do Paraná. Mais de 60 mil pessoas passaram pelos dois locais no último final de semana para as festas de Ano-Novo.
Com suas belíssimas praias de água doce os locais têm atraído inúmeros visitantes dos mais variados locais do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Quem comemorou muito essa grande vinda de turistas foi o comércio local. “A expectativa para a virada de ano era muito boa. Mas o movimento foi ainda além do que todos esperavam. Foi algo surpreendente. Todos os comerciantes que conversamos estão muito contentes, felizes com as vendas. Aqueles que se preparam adequadamente para atender tiveram suas expectativas cumpridas. Restaurantes, mercados, conveniências, padarias, rede hoteleira, postos de gasolina. Um final de ano muito bom para todas as áreas”, declarou a vice presidente da Associação Comercial de Porto Rico, Solange Batista.
O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promovendo inclusão social e gerando oportunidades de emprego e renda. E é exatamente isso que tem acontecido no noroeste paranaense. Além de Porto Rico e Porto São José outros municípios estão se atentando cada vez mais para as possibilidades que o turismo apresenta. Casos de Querência do Norte e Marilena que também contam com portos.
Nestes municípios diversas atrações foram realizadas pelas prefeituras, movimentando tanto os turistas como a população local. Vale ressaltar também que em Porto Rico e no Porto São José o Governo do Estado do Paraná está realizando o Projeto Viva Verão. “Estamos muito satisfeitos em receber essa quantidade expressiva de turistas em nossa região. Estamos nos preparando cada vez mais para sermos uma opção atrativa para os visitantes”, declarou a prefeita de São Pedro do Paraná Neila Fernandes.