(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Campanha de imunização segue neste sábado, no Centro de Eventos, das 8h às 13h
Foto: Arquivo DN
Campanha de imunização segue neste sábado, no Centro de Eventos, das 8h às 13h Foto: Arquivo DN

COVID-19

Mais de 65 mil paranavaienses já receberam duas doses da vacina

O Vacinômetro de Paranavaí mostra que até quinta-feira (6), 154.776 doses de vacina contra o coronavírus foram aplicadas na cidade nas três fases da Campanha de Imunização. Desse total, 73.956 pessoas receberam a primeira dose e 65.259 estão com o esquema vacinal completo. Outras 15.561 pessoas maiores de 18 anos também já receberam a terceira dose (dose de reforço) em Paranavaí. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Segundo dados levantados pela Vigilância em Saúde para a base de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paranavaí tem, no momento, 78.210 pessoas aptas a receberem as doses da vacina contra a Covid, sendo 71.396 pessoas maiores de 18 anos e 6.814 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos.

Com base nesse levantamento, o município tem hoje 94,56% da população apta vacinada com a primeira dose e 83,44% da população apta com o esquema vacinal completo (vacinados com a segunda dose).

A campanha de imunização segue neste sábado (8), no Centro de Eventos, das 8h às 13h. A estratégia de vacinação é a seguinte: primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos; segunda dose da Pfizer para maiores de 12 anos que se vacinaram há 21 dias; segunda aplicação da Janssen para pessoas acima de 18 anos vacinadas há mais de dois meses; segunda dose da Astrazeneca de acordo com a indicação do cartão de vacinação; terceira aplicação em maiores de 18 anos que tenha recebido a segunda dose há mais de quatro meses; terceira dose para pacientes com alto grau de imunossupressão com a segunda dose há mais de 28 dias. A segunda dose da Coronavac é aplicada somente às quartas-feiras, informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranavaí.

Além da imunização contra o coronavírus, a equipe da Secretaria de Saúde segue com a aplicação de vacinas contra a Influenza, também no Centro de Eventos.

Nacional – Na sexta-feira, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) aprovou a inclusão do insumo farmacêutico ativo (IFA) produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na fabricação da vacina contra Covid-19 da Fiocruz/AstraZeneca. A decisão abre caminho para o Brasil ter uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no país.

O imunizante da farmacêutica está autorizado em território nacional desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021, mas o insumo utilizado para fabricação era importado da China ou da Índia.

De acordo com a agência, a decisão foi tomada após a realização de estudos de comparabilidade. “Esses estudos demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”, explicou o órgão, em nota.

A expectativa é que a medida facilite a produção a produção da vacina no país e evite situações como as que ocorreram no início da vacinação, quando atrasos no envio de insumos da China levaram a constantes revisões no cronograma de entrega de doses do imunizante.

 

Compartilhe: