REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As crianças estão animadas, falam ao mesmo tempo, querem contar como foi o primeiro dia de atividades do projeto Brincando nas Férias, do Sesc de Paranavaí. Indicam os brinquedos e as brincadeiras de que mais gostaram: pula-pula, futebol inflável, futebol de mesa, queimada. Sim, estão cansadas, mas com muita energia para gastar durante toda a semana.
São 83 crianças de 6 a 12 anos, divididas em três grupos por faixa etária. Pequenos com pequenos, intermediários com intermediários, grandes com grandes. Oito monitores organizam tudo – haja criatividade e disposição para entreter a garotada.
O técnico de atividades do Sesc de Paranavaí Fernando Leite explica que os exercícios são intercalados, ora esportivos, ora recreativos, ora artísticos e culturais. As crianças chegam às 13h15, no meio da tarde fazem um lanche e saem às 18h.
Muitos participantes desta primeira semana voltarão na seguinte, quando são esperadas 80 crianças. As atividades acontecem sempre de segunda a sexta-feira. Além da edição de janeiro, o Sesc de Paranavaí promove outra em julho, nos períodos de férias escolares. A ideia, diz Fernando Leite, é garantir que os pais tenham com quem deixar os filhos enquanto trabalham. Para os pequenos, oportunidade de socializar e fazer novas amizades enquanto brincam.
A julgar pela felicidade de Lohayni Beatriz, a proposta está dando certo. A menina de 9 anos já participou do Brincando nas Férias e garante que é superlegal. “Estou adorando.” Correr pelo campo tem sido a melhor atividade.
Laura de Almeida, também de 9 anos, ficou feliz por jogar futebol inflável. É mais ou menos assim: enquanto os adversários tentam fazer o gol, enfrentam a instabilidade do campo de ar. “A gente fica pulando o tempo todo, é difícil.”
Lohayni, Laura e as dezenas de crianças têm apenas um objetivo ao longo desta semana: diversão.
O técnico de atividades do Sesc informa que as vagas estão todas preenchidas, portanto não há mais como fazer a inscrição – para esta semana ou a próxima. Mas a equipe já está preparando a edição de julho, avaliando pontos positivos e negativos, tudo para deixar o Brincando nas Férias cada vez mais atrativo.