Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Conforme boletim da Santa Casa, ontem eram nove pacientes na UTI, ou seja, 38% de ocupação Foto: Arquivo/Secretaria de Saúde

COVID-19

Mais de 80% da população acima de 18 anos já se vacinou; resultado é queda em casos graves e óbitos

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país está garantindo resultados positivos. “Estamos com queda tanto no número de casos confirmados quanto no de internamentos e de óbitos”, avalia a chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva. Para dar uma ideia do cenário, ela cita que mais de 80% da população do Paraná com mais de 18 anos já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante.

Os dados da Santa Casa de Paranavaí, que atende pacientes de todo o Noroeste do Estado, comprovam a análise. De 1º a 30 de agosto, 26 pessoas que estavam internadas na Ala Covid-19 morreram, redução de 31% na comparação com o mês anterior, com 38 registros de óbitos. Antes, foram contabilizadas 71 mortes em junho e 71 em maio.

A taxa de ocupação de leitos também houve mudança. A partir de janeiro deste ano, o agravamento da pandemia de Covid-19 fez aumentar o fluxo de internações hospitalares, tornando frequente alcançar 100%, como no aconteceu no dia 29 de junho. Mas o índice tem caído gradativamente, à medida que mais pessoas são imunizadas. Ontem, eram apenas 38% das vagas de UTI, ou seja, nove pacientes.

Durante agosto, a Santa Casa já havia registrado números semelhantes aos divulgados ontem. Considerando somente os leitos de terapia intensiva, nos dias 10, 11, 16 e 20 eram sete pacientes internados. Nos dias 9, 13 e 17, oito internações em UTI. O maior índice do setor no mês foi 54% de ocupação, ou 13 pessoas, em 3 de agosto.

Variante delta – O quadro pandêmico é mais ameno do que o vivido ao longo do primeiro semestre de 2021, mas a circulação viral ainda não acabou e os registros de óbitos continuam, apesar da escala menor. No fim de semana, a Santa Casa de Paranavaí teve três mortes na Ala Covid: um homem de Loanda (56 anos) e duas mulheres de Paranavaí (49 e 21 anos).

Também levanta preocupação a variante delta do coronavírus. A mutação ainda não foi identificada em municípios da 14ª Regional de Saúde, mas já existem casos na macrorregião, que abrange Campo Mourão, Cianorte, Maringá e Umuarama. “Isso é um alerta para que continuemos nos cuidando”, enfatiza Samira Silva.

Ela explica que a pesquisa para identificar as variantes é feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) sempre que há sintomas atípicos ou quando a equipe de saúde observa que o quadro do paciente apresenta evolução relevante. Até o dia 25 de agosto, o Paraná possuía 59 diagnósticos positivos para a variante delta e 20 óbitos, além de 17 confirmações e um óbito provocados por sublinhagens.

Cuidados sanitários – As regras para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus são as mesmas adotadas ao longo de toda a pandemia: usar máscara de proteção facial, higienizar as mãos com álcool em gel, manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metro de outras pessoas e evitar aglomerações. Também há protocolos sanitários específicos para determinados tipos de atividades – em igrejas, ambientes de prática esportiva, estabelecimentos comerciais etc.

Compartilhe: