1051 alunos dos 5ºs anos das 19 escolas municipais de Paranavaí, participaram na manhã desta segunda-feira (2) da formatura da turma de 2024 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia, que aconteceu no Centro de Eventos, contou com a presença dos formandos, além de pais, professores e lideranças locais.
“O Proerd é um programa que faz com que as crianças aprendam a fugir das drogas e da violência, que só trazem coisas ruins. É um programa de prevenção e preparo para que as nossas crianças fiquem longe de um dos males que mais prejudica nossos jovens, que arrasa com o ser humano e mais afasta as famílias. Este é um trabalho precioso para esta idade, para esta etapa de aprendizado escolar, pois eles estão sendo capacitados para escolher da maneira correta, dizer não às drogas e dar bons frutos para a comunidade. O conhecimento transmitido através do Proerd faz toda a diferença no processo de formação das crianças”, avaliou o secretário de Educação do município, Luciano Gonçalves.
Para o 1º Tenente Rodrigo Walesco e Souza, subcomandante da 3ª CIA do Batalhão Escolar da Polícia Militar, “Esse programa é alicerçado nos pilares da família, escola e polícia militar. Com esse conhecimento, estes alunos vão conseguir dizer não às drogas, não à violência, não ao bullying e tomar decisões firmes e responsáveis. Os instrutores passaram as orientações, mas é com o amor das famílias que todo esse aprendizado vai se solidificar no coração de cada um e eles vão se tornar grandes cidadãos”.
SOBRE O PROGRAMA – O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretarias de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.