(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CONTAS

Mais de um milhão de declarações do Imposto de Renda já foram entregues no Paraná

A Receita Federal já recebeu mais de 1 milhão de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física no Paraná. A marca foi atingida por às 15h50 de ontem. O prazo final para a entrega da declaração é no dia 31 de maio, e a estimativa é que sejam entregues mais de 2,5 milhões de declarações no Estado.

Pré-preenchida – Cerca de 22% dos contribuintes optaram por utilizar a declaração pré-preenchida para facilitar o cumprimento de suas obrigações perante a Receita. A declaração pré-preenchida reúne todas as informações que a Receita Federal já dispõe sobre o contribuinte, tais como recebimento de salários, dados cadastrais e despesas médicas, trazendo agilidade e evitando erros de preenchimento. Quem optar pelo uso da pré-preenchida também tem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Prioridade na entrega das restituições

Nas declarações desse ano, a prioridade nos pagamentos das restituições vai seguir a seguinte ordem:

  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX;
  • Demais Contribuintes.

Mais informações sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física podem ser obtidas no link https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.

Destinação do IRPF 2023 – No preenchimento da declaração é possível destinar parte do imposto apurado para os Fundos da Criança e do Idoso. Esta iniciativa não custa nada para o contribuinte – ele apenas indica se deseja destinar até 6% de seu imposto devido para os fundos municipais, estaduais ou nacional.

Para efetuar a destinação do IRPF diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo (que permite deduções com despesas médicas e com educação).

Mesmo os contribuintes que têm restituição a receber podem destinar verbas para os fundos de sua preferência sem pagar um centavo a mais. Neste caso, o contribuinte tem que pagar um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) até o dia 31 de maio para os fundos escolhidos, porém o valor pago é integralmente ressarcido no momento do recebimento de sua restituição, e ainda corrigido pela taxa Selic.

A destinação do Imposto de Renda é uma ferramenta de exercício da cidadania, permitindo ao contribuinte impactar positivamente projetos sociais de sua cidade.

Compartilhe: