Passados 10 dias da matéria publicada no dia 2 de abril, a reportagem entrou em contato novamente com a dona de casa Maria Fátima de Souza e teve atualização da fruta: O mamão já está com 53 centímetros, ou seja, um crescimento de 1 centímetro por dia.
Esse crescimento é inusitado, pois a média de cumprimento de um mamão vai de 18 a 30 centímetros, dependendo da espécie.
A moradora de Querência do Norte (a 130 quilômetros de Paranavaí, Noroeste do Paraná), conta que o mamão, plantado há 9 meses e de espécie não identificada, continua chamando atenção dos moradores da cidade, alguns até querem tirar fotos ao lado fruta. Ela gravou um vídeo medindo com uma fita métrica e enviou para o Diário.
VEJA O VÍDEO:
Perguntado sobre quando pretende tirar do pé, Maria Fátima respondeu que não está na hora.
“Vou esperar mais uns 30 dias mais ou menos para tirar ele do pé. Está todo verde ainda, sem sinal de mancha amarela. Quanto for a hora de tirar e cortar, enviarei fotos para vocês”, afirmou.
Descobrir a espécie verdadeira desse mamão talvez não seja uma tarefa fácil. A leitora Abadia Marizete comentou: “provavelmente é um mamão bela nova, uma mistura de papaia com formosa”.
Já o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Walther Camargo Neto, disse que o caso é inusitado e que, pelas imagens, não conseguiu identificar qual seja a espécie real.
TAMANHO MÉDIO DE UM MAMÃO
O mamão papaia, por exemplo, pesa menos de 1 quilo, tem o sabor adocicado, possui fibras que ajudam no tratamento intestinal e tem aproximadamente 18 centímetros de comprimento. O mamão formosa é maior. Contém casca amarela e firme, e pode atingir até 30 centímetros de comprimento. O peso chega a 3,5 quilos.
Já o mamão-de-corda, ou mamão-macho, apresenta um pedúnculo comprido, que se parece com uma corda. Os frutos são comestíveis, porém não apresentam valor comercial devido ao seu formato.
As informações sobre as espécies foram retiradas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e do site Brasil Escola.