O ENEM, principal porta de entrada dos brasileiros a universidades pública e privadas, contará com mais de 3,3 milhões de candidatos em 2022. Com a proximidade do grande dia, muitos estudantes podem passar noites em claro estudando, o que segundo a professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Julyane Bissoli, não ajuda na preparação para a prova.
De acordo com a especialista, é importante separar um período para o descanso da mente, respeitando o horário estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente, passo fundamental para controlar também a ansiedade que costuma aparecer nos dias que antecedem a prova.
“O Enem é um exame visto como um símbolo de sucesso e gera muitas expectativas, tanto para quem realiza a prova como para a família e amigos que acompanham e incentivam a preparação. Apesar de exigir esforço e dedicação, é recomendado que o estudante saiba reconhecer os limites físicos do corpo, pois a má qualidade do sono impacta diretamente o emocional e assimilação do conteúdo estudado”.
A especialista alerta ainda que estipular períodos de estudo e respeitar a saúde mental é fundamental para evitar crises de ansiedade e assim conseguir manter a calma a pressão da hora da prova.
“Avalia-se que uma boa noite de sono somatiza pelo menos oito horas por dia para estimular a concentração e a criatividade. Mesmo que não consiga cumprir com essa carga, é possível desenvolver estratégias de reposição do sono. Isso ajudará o organismo a desempenhar com maior facilidade as tarefas do dia a dia”, acrescenta.
O Enem contará no primeiro dia com 40 questões de Língua Portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e redação; enquanto no segundo domingo serão 45 questões de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza.
A seguir, a especialista elenca outras dicas para a ajudar os candidatos na reta final de preparação e no dia da prova.
– Prepare-se bem para a prova: é fundamental uma preparação antecipada e planejada, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá.
– Pratique exercícios físicos: uma rotina de exercício físico moderada é fundamental para aliviar a tensão e aliviar a mente, além de melhorar a memória, foco e a resistência.
– Faça exercícios de respiração: essa técnica ajuda no alívio da pressão cardiorrespiratória e aumenta a circulação de oxigênio no cérebro; inspire pelo nariz e solte pela boca, de maneira gradual e lentamente.
– Descanse bem antes da avaliação: um dia antes da prova, tenha uma boa noite de sono. Dormir bem é o remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor e a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.