O fluxo de veículos na PR-218, entre Frigoeuro e GT Foods, está enfrentando desafios por conta da obra de manutenção na ponte sobre o Rio Paranavaí. Iniciados em 18 de dezembro de 2023, os trabalhos, executados pelo Consórcio GC Pontes Caiuá sob supervisão do DER-PR, têm como propósito revitalizar outras cinco estruturas na região.
O engenheiro civil responsável, Carlos Henrique Machado, detalha que a intervenção compreende a demolição do guarda-corpo, a instalação de barreiras New Jersey, a substituição de juntas de dilatação e aprimoramentos na drenagem. Contudo, a movimentação constante de trabalhadores de um lado para o outro da pista e a descida veloz dos veículos nas rampas têm gerado apreensão.
Apesar do intenso movimento, até o momento nenhum acidente foi registrado. No entanto, a preocupação persiste, levando a equipe responsável a reforçar a sinalização. Placas de advertência fixas foram estrategicamente posicionadas, enquanto sinalizações móveis, como cones e placas, são diariamente dispostas para alertar os motoristas sobre as peculiaridades da via.
O grande desafio, conforme Machado, será a fase de concretização das barreiras New Jersey. Nesse período, será adotado o sistema pare e siga, com o tráfego operando em meia pista. A medida é necessária para garantir a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos condutores que transitam pela rodovia.
Diante desse cenário, a colaboração dos motoristas é muito importante, segundo o engenheiro. Reduzir a velocidade, atentar para a sinalização e respeitar as orientações são fundamentais para evitar contratempos e contribuir para o êxito da manutenção. A previsão da obra é de 45 dias, depois a equipe seguirá para os trabalhos na ponte do Rio Ivaí, em Paraíso do Norte.