(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EM PARANAVAÍ

Márcio Nunes destaca importância do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroste.com.br

O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, esteve em Paranavaí na última semana e ministrou para acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar). Abordando o tema “Sustentabilidade e simplicidade”, apresentou ações de governo que buscam o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Citou como exemplo o programa Paraná Mais Verde, voltado para o plantio de mudas nativas, com foco na arborização de áreas urbanas e rurais.

A transformação de lixões a céu aberto em parques ecológicos ou de lazer também faz parte das políticas do Governo do Estado e Paranavaí está na lista de municípios que serão contemplados. Em janeiro deste ano, Márcio Nunes esteve na cidade e visitou o depósito de entulho na Vila Operária. Na ocasião, anunciou investimento de R$ 9 milhões. A ideia, então, era construir campo de futebol, quadra poliesportiva, sanitários, arquibancadas, pista de skate, playground e academia da terceira idade. O projeto está em análise no Instituto Água e Terra (IAT) e o recurso será liberado assim que a avaliação técnica for concluída.

Na opinião do secretário estadual, envolver a comunidade acadêmica nos debates sobre as questões ambientais é fundamental. A universidade é responsável pela formação do senso crítico e precisa estar incluída na construção de um mundo economicamente sustentável.

Para a professora Silvia Mara Oliveira Guimarães, docente da Unipar e integrante do Núcleo de Gestão e Negócios – Semipresencial, é necessário haver integração, conexão e respeito com o ambiente. A exploração desenfreada da natureza já provou ser prejudicial e os sinais do aquecimento global, cada vez mais evidentes, são provas disso. Conforme o engenheiro ambiental Renan Gonçalves da Silva, sem os recursos naturais não existe desenvolvimento econômico. “Se o homem degrada o meio ambiente, a economia enfraquece. Buscar esse equilíbrio é uma obrigação urgente.”

Antes da palestra do secretário Márcio Nunes, a professora Edwirge Vieira Franco, diretora-geral do campus da Unipar em Paranavaí, destacou que o tema é de grande relevância para os acadêmicos. Apresentar práticas efetivas é garantir que os projetos de desenvolvimento sustentável façam a diferença no mundo.

O secretário municipal de Patrimônio Público e Trânsito, que representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) no evento, exaltou a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) em todo o Paraná e agradeceu a Márcio Nunes pela dedicação especial a Paranavaí.

Silvia Mara Oliveira Guimarães fala de integração, conexão e respeito com o ambiente
Foto: Ivan Fuquini
Renan Gonçalves da Silva: “Se o homem degrada o meio ambiente, a economia enfraquece”
Foto: Ivan Fuquini

Compartilhe: