REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroste.com.br
O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, esteve em Paranavaí na última semana e ministrou para acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar). Abordando o tema “Sustentabilidade e simplicidade”, apresentou ações de governo que buscam o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Citou como exemplo o programa Paraná Mais Verde, voltado para o plantio de mudas nativas, com foco na arborização de áreas urbanas e rurais.
A transformação de lixões a céu aberto em parques ecológicos ou de lazer também faz parte das políticas do Governo do Estado e Paranavaí está na lista de municípios que serão contemplados. Em janeiro deste ano, Márcio Nunes esteve na cidade e visitou o depósito de entulho na Vila Operária. Na ocasião, anunciou investimento de R$ 9 milhões. A ideia, então, era construir campo de futebol, quadra poliesportiva, sanitários, arquibancadas, pista de skate, playground e academia da terceira idade. O projeto está em análise no Instituto Água e Terra (IAT) e o recurso será liberado assim que a avaliação técnica for concluída.
Na opinião do secretário estadual, envolver a comunidade acadêmica nos debates sobre as questões ambientais é fundamental. A universidade é responsável pela formação do senso crítico e precisa estar incluída na construção de um mundo economicamente sustentável.
Para a professora Silvia Mara Oliveira Guimarães, docente da Unipar e integrante do Núcleo de Gestão e Negócios – Semipresencial, é necessário haver integração, conexão e respeito com o ambiente. A exploração desenfreada da natureza já provou ser prejudicial e os sinais do aquecimento global, cada vez mais evidentes, são provas disso. Conforme o engenheiro ambiental Renan Gonçalves da Silva, sem os recursos naturais não existe desenvolvimento econômico. “Se o homem degrada o meio ambiente, a economia enfraquece. Buscar esse equilíbrio é uma obrigação urgente.”
Antes da palestra do secretário Márcio Nunes, a professora Edwirge Vieira Franco, diretora-geral do campus da Unipar em Paranavaí, destacou que o tema é de grande relevância para os acadêmicos. Apresentar práticas efetivas é garantir que os projetos de desenvolvimento sustentável façam a diferença no mundo.
O secretário municipal de Patrimônio Público e Trânsito, que representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) no evento, exaltou a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) em todo o Paraná e agradeceu a Márcio Nunes pela dedicação especial a Paranavaí.