Em Paranavaí, ele participou do Inovatech 2024 e contou a própria experiência como empreendedor. Também falou da trajetória profissional e do tempo dedicado à família
REINALDO SILVA / Da Redação
Marco Luque esbanja simpatia. Ele recebe a equipe do Diário do Noroeste pouco antes de subir no palco do Inovatech 2024, em Paranavaí, na noite de quinta-feira (17). Sorri, cumprimenta a equipe e diz estar impressionado com o calor – naquela hora fazia 31°C, mas à tarde os termômetros bateram a marca de 35°C, com sensação térmica de 39°C.
Uma rápida checagem no equipamento, tudo certo, a entrevista começa. Luque fala sobre a importância da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo, temas centrais do Inovatech 20224.
“O empreendedorismo é importante para você planejar a sua caminhada, vindo junto com muito suor. Acho que é um conjunto, nada funciona sozinho.”
A trajetória profissional é longa. Jogou futebol, trabalhou como garçom, atuou como palhaço, foi apresentador de tevê, é ator, humorista e empresário. Em todas essas etapas, uma característica comum: a dedicação. E por trás da dedicação, a criatividade.
Para Luque ser criativo é fazer malabarismos com os pensamentos. Dar espaço para alguns, esquecer outros e estar em constante evolução.
“Tem esse tempo antes de dormir, você começa a pensar, resolve o mundo, resolve a sua vida, resolve a vida da sua família – aí, de manhã, esquece tudo o que pensou. Nessa hora, no meu processo criativo, quando penso em algo que acho realmente relevante para o meu trabalho, levanto e anoto.”
O que vem a seguir é transpiração. Luque e o parceiro Guilherme Rocha partem para a criação dos textos. “Um provoca o outro, as ideias vão se transformando, catapultando. Ele traz uma ideia, eu penso em cima dela, ele repensa em cima da minha pensada. Trabalho em equipe funciona, principalmente na criação.”
E já que o assunto é criar, ele conta como constrói os personagens. Tudo vem a partir da observação. “Preciso prestar atenção em tudo. Na camera man – será que ela me rende alguma característica que possa usar em um personagem? Você também – será que tem alguma característica? Vou somando. A vida me traz referências, e quando junto as referências, crio um personagem.”
Luque reúne nomes icônicos, por exemplo, o motoboy Jackson Five, o hippie vegetariano Mustafary e o taxista Silas Simplesmente, primogênito na lista de criações.
Família
A rotina de trabalho nem sempre é fácil. A agenda de shows o leva a viagens por todo o Brasil. Como equilibrar os aspectos profissional e pessoal?
“Primeiro, se você trabalha fazendo o que gosta, fica mais legal a parte do trabalho. Depois, eu tenho filhas, tenho família. Em casa, sou um pai presente, gosto de levar e buscar na escola, levar no inglês, almoçar junto, jantar junto.”
É questão de dosar. Para conseguir aproveitar o tempo em família com qualidade, Luque mantém alguns finais de semana livre, sem shows.
Experiências
Ao longo da trajetória profissional, Luque conviveu com grandes nomes da comédia e da televisão. De todas as experiências por que passou, cita a passagem pelo projeto Terça Insana, criado pela atriz Grace Gianoukas, com quadros humorísticos. “A vida vai pôr uns mestres na sua frente. Acho que a Grace foi uma.”
Também lembra de outras pessoas que marcaram sua história: “O Serginho Groisman, no Altas Horas, um cara especial. O [Marcelo] Tas no CQC. O Miguel Falabella, que me levou para um musical, me convenceu de que eu era capaz – isso foi um desafio, com 40 e poucos anos, me desafiei”. O musical a que se refere é “Os Produtores”, que também tinha no elenco a atriz Daniele Winitz.
Dica
Luque termina a entrevista com uma dica, um conselho para quem pensa em empreender ou está começando o próprio negócio. “Faça com liberdade, tenha aliados, escolha bem seus aliados, transpire, porque é mais transpiração do que qualquer outra coisa. O talento é uma estrelinha que Deus põe em cada um. Agora, correr atrás é com você. Então, acho que é isso. Tu tem que ficar de boa, acreditar em si mesmo, fazer o que gosta.”
YouTube
A entrevista completa com Marco Luque está disponível no canal do DN no YouTube
Inovatech
Quinta-feira foi o primeiro dia do Inovatech 2024 e a programação se estendeu até sexta-feira (18), com exposição de produtos e serviços, palestras, entrevistas e concurso de fantasias – o famoso cosplay.
A abertura oficial do evento contou com a participação de representantes das instituições organizadoras: Sebrae, Prefeitura de Paranavaí, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Sistema Regional de Inovação (SRI) da Costa Noroeste e RPC.
Na primeira noite, o convidado especial foi Marco Luque. Para a segunda noite, o apresentador Igor Coelho, do podcast Flow, um dos programas mais conhecidos e de maior público da modalidade.
Comentários 0