(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Marco Luque participou de um talk show sobre empreendedorismo e criatividade. Narliane de Melo Martins foi a mediadora Foto: Sebrae/PR

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Marco Luque: “Talento é uma estrelinha que Deus põe em cada um. Correr atrás é com você”

Em Paranavaí, ele participou do Inovatech 2024 e contou a própria experiência como empreendedor. Também falou da trajetória profissional e do tempo dedicado à família 

REINALDO SILVA / Da Redação

Marco Luque esbanja simpatia. Ele recebe a equipe do Diário do Noroeste pouco antes de subir no palco do Inovatech 2024, em Paranavaí, na noite de quinta-feira (17). Sorri, cumprimenta a equipe e diz estar impressionado com o calor – naquela hora fazia 31°C, mas à tarde os termômetros bateram a marca de 35°C, com sensação térmica de 39°C.

Uma rápida checagem no equipamento, tudo certo, a entrevista começa. Luque fala sobre a importância da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo, temas centrais do Inovatech 20224. 

“O empreendedorismo é importante para você planejar a sua caminhada, vindo junto com muito suor. Acho que é um conjunto, nada funciona sozinho.”

A trajetória profissional é longa. Jogou futebol, trabalhou como garçom, atuou como palhaço, foi apresentador de tevê, é ator, humorista e empresário. Em todas essas etapas, uma característica comum: a dedicação. E por trás da dedicação, a criatividade.

Para Luque ser criativo é fazer malabarismos com os pensamentos. Dar espaço para alguns, esquecer outros e estar em constante evolução. 

“Tem esse tempo antes de dormir, você começa a pensar, resolve o mundo, resolve a sua vida, resolve a vida da sua família – aí, de manhã, esquece tudo o que pensou. Nessa hora, no meu processo criativo, quando penso em algo que acho realmente relevante para o meu trabalho, levanto e anoto.”

O que vem a seguir é transpiração. Luque e o parceiro Guilherme Rocha partem para a criação dos textos. “Um provoca o outro, as ideias vão se transformando, catapultando. Ele traz uma ideia, eu penso em cima dela, ele repensa em cima da minha pensada. Trabalho em equipe funciona, principalmente na criação.”

E já que o assunto é criar, ele conta como constrói os personagens. Tudo vem a partir da observação. “Preciso prestar atenção em tudo. Na camera man – será que ela me rende alguma característica que possa usar em um personagem? Você também – será que tem alguma característica? Vou somando. A vida me traz referências, e quando junto as referências, crio um personagem.”

Luque reúne nomes icônicos, por exemplo, o motoboy Jackson Five, o hippie vegetariano Mustafary e o taxista Silas Simplesmente, primogênito na lista de criações.

Família

A rotina de trabalho nem sempre é fácil. A agenda de shows o leva a viagens por todo o Brasil. Como equilibrar os aspectos profissional e pessoal? 

“Primeiro, se você trabalha fazendo o que gosta, fica mais legal a parte do trabalho. Depois, eu tenho filhas, tenho família. Em casa, sou um pai presente, gosto de levar e buscar na escola, levar no inglês, almoçar junto, jantar junto.”

É questão de dosar. Para conseguir aproveitar o tempo em família com qualidade, Luque mantém alguns finais de semana livre, sem shows. 

Experiências

Ao longo da trajetória profissional, Luque conviveu com grandes nomes da comédia e da televisão. De todas as experiências por que passou, cita a passagem pelo projeto Terça Insana, criado pela atriz Grace Gianoukas, com quadros humorísticos. “A vida vai pôr uns mestres na sua frente. Acho que a Grace foi uma.”

Também lembra de outras pessoas que marcaram sua história: “O Serginho Groisman, no Altas Horas, um cara especial. O [Marcelo] Tas no CQC. O Miguel Falabella, que me levou para um musical, me convenceu de que eu era capaz – isso foi um desafio, com 40 e poucos anos, me desafiei”. O musical a que se refere é “Os Produtores”, que também tinha no elenco a atriz Daniele Winitz.

Dica

Luque termina a entrevista com uma dica, um conselho para quem pensa em empreender ou está começando o próprio negócio. “Faça com liberdade, tenha aliados, escolha bem seus aliados, transpire, porque é mais transpiração do que qualquer outra coisa. O talento é uma estrelinha que Deus põe em cada um. Agora, correr atrás é com você. Então, acho que é isso. Tu tem que ficar de boa, acreditar em si mesmo, fazer o que gosta.”

YouTube

A entrevista completa com Marco Luque está disponível no canal do DN no YouTube

Inovatech

Quinta-feira foi o primeiro dia do Inovatech 2024 e a programação se estendeu até sexta-feira (18), com exposição de produtos e serviços, palestras, entrevistas e concurso de fantasias – o famoso cosplay.

A abertura oficial do evento contou com a participação de representantes das instituições organizadoras: Sebrae, Prefeitura de Paranavaí, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Sistema Regional de Inovação (SRI) da Costa Noroeste e RPC.

Na primeira noite, o convidado especial foi Marco Luque. Para a segunda noite, o apresentador Igor Coelho, do podcast Flow, um dos programas mais conhecidos e de maior público da modalidade.

Compartilhe: