MONIQUE MANGANARO
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Maria e José são os nomes mais comuns entre os moradores de Paranavaí, indica um levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça-feira (4). Entre os sobrenomes mais recorrentes, Silva e Santos estão no topo da lista.
De acordo com o estudo “Nomes no Brasil”, realizado com base nos dados do Censo Demográfico de 2022, são 4.750 pessoas com o nome Maria vivendo em Paranavaí atualmente, 5,16% da população do município. A idade mediana atribuída a esse grupo é de 56 anos, com a maioria nascida entre os anos de 1960 e 1969.
Em segundo lugar, José aparece como o nome de 1.882 pessoas, correspondendo a pouco mais de 2% dos homens residentes na cidade. Estima-se que a idade mediana do público que recebe esse nome seja de 58 anos, segundo o IBGE.
Entre os sobrenomes, seguindo a tendência do Brasil, Silva e Santos são os mais registrados entre os paranavaienses: 15,74% e 9,39% do total dos habitantes do município, respectivamente. Juntos, os dois sobrenomes aparecem em mais de 23 mil moradores.
Confira o ranking dos 10 nomes e sobrenomes mais comuns em Paranavaí:
Nomes:
- 1º: Maria
- 2°: José
- 3º: Ana
- 4º: João
- 5º: Pedro
- 6º: Lucas
- 7º: Antonio
- 8º: Carlos
- 9º: Paulo
- 10º: Gabriel
Sobrenomes:
- 1º: Silva
- 2°: Santos
- 3º: Oliveira
- 4º: Souza
- 5º: Pereira
- 6º: Rodrigues
- 7º: Ferreira
- 8º: Alves
- 9º: Lima
- 10º: Costa
No site do IBGE é possível conferir mais curiosidades sobre o seu nome e sobrenome. Clique aqui e acesse.
Paraná
No Paraná, Maria e João são os mais populares entre os paranaenses e sobrevivem às mudanças geracionais. O estudo também aponta que o sobrenome Silva está presente em mais de 1,1 milhão de moradores do Estado, enquanto Santos é o vice-líder, usado por mais de 900 mil paranaenses.
O levantamento mostra que 459 mil mulheres registradas no Paraná se chamam Maria, o que representa 4,01% da população feminina. Entre os homens, João aparece em 215 mil registros, o equivalente a 1,88% da população masculina.
O panorama paranaense acompanha de perto a tendência nacional, mas com algumas particularidades. No Brasil, José é o nome masculino mais comum, enquanto no Paraná o posto pertence a João. Luiz e Antônio também aparecem com maior frequência no Estado.
Entre as mulheres, a liderança de Maria e Ana se repete tanto no Paraná quanto no País. No entanto, o Estado apresenta uma presença mais expressiva de nomes contemporâneos como Julia, Amanda e Bruna. Já nomes tradicionais como Francisca e Antonia, comuns nas regiões Norte e Nordeste e que figuram entre as mais populares do Brasil, têm baixa incidência entre as paranaenses.
Nos sobrenomes, o Paraná segue de perto o padrão nacional, com Silva, Santos, Oliveira e Souza nas primeiras posições, mas em proporções menores. Entre as particularidades estaduais, está o sobrenome Aparecida, comum no Estado, mas que não figura entre os principais sobrenomes brasileiros.
Também há maior presença relativa de Rosa e Machado entre os paranaenses, associados à colonização do Sul, enquanto nomes como Sousa, Jesus e Santana, comuns em outras regiões, têm baixa incidência no Estado.































